Vacinação

Pernambuco fará mobilização neste final de semana para aplicar segunda dose da CoronaVac

A meta é imunizar todos que precisam receber a segunda dose. O saldo restante será destinado ao estoque estratégico do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE)

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 17/06/2021 às 20:16
Notícia
X

Mais 65 mil doses da vacina contra covid-19 CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan devem chegar a Pernambuco na manhã desta sexta-feira (18). Com isso, os municípios estarão mobilizados para aplicar a segunda dose do imunizante neste final de semana. Ao todo, 73 municípios que afirmaram precisar do insumo serão contemplados, totalizando 49.250 doses. 

O saldo restante será destinado ao estoque estratégico do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para ajustes futuros que ainda possam ser necessários. "Diante do recebimento destas doses, que zeram o déficit de 2ª dose da Coronavac em nosso Estado, iremos fazer, neste final de semana, uma grande mobilização para vacinar o máximo de pessoas com a segunda dose em atraso", pontuou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. 

Longo afirmou que "o atraso na segunda dose não tira a validade da primeira. E é essencial completar o esquema vacinal com a segunda dose para se proteger. Por isso, aproveite a mobilização dos municípios neste final de semana".

A orientação é que, além de aplicar a segunda dose em atraso da Coronavac, também haja a convocação daqueles que ainda não foram procurar a segunda dose da Astrazeneca e também já passaram do período preconizado, de três meses após a primeira dose. A decisão de fazer a mobilização ocorreu após uma reunião, na manhã desta quinta (17), entre o Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE).

"Também gostaria de ressaltar que todas as vacinas inclusas na campanha são seguras e eficazes. As reações, que podem ocorrer, são normais, mas leves e transitórias. Por isso, não acredite em fake news e garanta sua proteção", frisou. 

 

CoronaVac de Jornal do Commercio

 

 

Tags

Autor