Covid-19

Petrolina inicia vacinação de pessoas com 35 anos contra a covid-19

Agendamento pode ser feito a partir deste sábado. A imunização começa no domingo

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 17/07/2021 às 11:39 | Atualizado em 17/07/2021 às 11:42
Notícia
X

Com informações da Rádio Jornal Petrolina

A partir deste domingo (18), a vacinação contra a covid-19 em Petrolina, no Sertão do Estado, vai atender pessoas com idade a partir de 35 anos. O agendamento pode ser feito já neste sábado na plataforma online disponibilizada pela prefeitura. O avanço na faixa etária foi possível porque a cidade recebeu novas doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo governo de Pernambuco. Os novos lotes chegaram ao Estado na madrugada de sexta-feira (16), com 184.250 doses da vacina da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.

Para profissionais da educação, saúde, pessoas com comorbidades, indígenas e idosos não é necessário agendar a vacinação. A imunização acontece por demanda espontânea. Os demais grupos prioritários (pessoal das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores da indústria e da construção civil, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário) e população em geral com 35 anos é que necessitam marcar a aplicação da vacina.

"Vamos disponibilizar três pontos de drive thru e três pontos fixos para vacinação. O drive thru será na porta do ri, na orla, no estacinamento do River Shopping e na Cohab 6, próximo do Restaurante Flor de Mandacaru. Os fixos são no Igreprev, no Centro; no Caíque na Cohab Massangana e na Escola José Joaquim", explica a secretária de Vigilância em Saúde de Petrolina, Marlene Leandro.

Ela informa que o ponto de vacinação na Univasf é exclusivo para profissionais da saúde e da educação. No Sesc, onde também está havendo imunização, a vacina é aplicada para indígenas, pessoas com comorbidades e idosos. "Nenhuma dessas pessoas desses públicos precisa agendar", lembra Marlene Leandro.

A secretária tranquiliza a população e diz que novos lotes de vacina estão chegando toda semana em Petrolina. "Caso não consiga agendar agora fique tranquilo que estamos avançando de acordo com o número de doses de vacinas recebidas", ressalta.

NÚMEROS

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina informa que nesta sexta-feira (16), dos 82 leitos de UTI's disponíveis, 27 estão ocupados, o que representa taxa de 32,9% de ocupação.

Foram registrados 27 novos casos na cidade, que soma 30.831 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 27.867 já estão recuperadas da doença. Houve, até agora, 542 mortes ocasionadas pela doença.

Tags

Autor