COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Recife promove vacinação itinerante contra gripe no Mercado de São José

Até o momento, cerca de 300 mil pessoas receberam o imunizante, o que representa apenas 47% da meta de 90% de cobertura vacinal, estipulada pelo MS

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/07/2021 às 16:56
Notícia
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza a vacina também em mais de 150 salas de vacina do município, de segunda a sexta, entre 8h e 17h, e também em três pontos volantes da cidade - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

Nesta segunda-feira (19), as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe terão mais uma oportunidade para receber a vacina. As equipes da Secretaria de Saúde do Recife estarão no Mercado de São José, no Centro da cidade, das 8h às 16h, para vacinar o público-alvo. A ação acontece em parceria com o Procon-PE, que cedeu um ônibus para a vacinação itinerante. Até o momento, cerca de 300 mil pessoas receberam o imunizante, o que representa apenas 47% da meta de 90% de cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde.  

Ainda nesta segunda, a prefeitura montará mais dois pontos volantes de vacinação contra a gripe. Das 8h ao meio-dia, equipes estarão vacinando a população no Mercado do Cordeiro, no Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Já o Mercado de Água Fria, em Água Fria, Zona Norte, recebe a ação das 8h às 16h. 

Já na terça-feira (20), o ônibus estará estacionado no terminal de passageiros de Roda de Fogo, no Cordeiro. No mesmo dia, a vacinação itinerante chegará até o Mercado da Encruzilhada, situado no bairro de mesmo nome, na Zona Norte. Nos dois locais, a imunização acontece das 8h às 16h. 

Mais locais

Além desses pontos itinerantes, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife disponibiliza a vacina também em mais de 150 salas de vacina do município, de segunda a sexta, entre 8h e 17h, e também em três pontos volantes da cidade: Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio). No Dona Lindu e no Sítio Trindade, a vacinação ocorre de domingo a domingo. O ponto montado no Pátio do Carmo funciona de segunda a sábado, já que no domingo este ponto é deslocado para o Marco Zero (Bairro do Recife). Todos os locais têm o mesmo horário de funcionamento, das 8h às 17h.

Público-alvo  

Podem receber a vacina, crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior.  

Também estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários. Além deles, também serão imunizados os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. 

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra covid-19 e gripe.

WELLINGTON  LIMA  / JC IMAGEM
Prefeitura de Florianópolis leva no máximo 48 horas para aplicar as vacinas assim que elas chegam à cidade - FOTO:WELLINGTON LIMA / JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias