COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: após quase 7 meses de campanha de imunização, Brasil alcança marca de 100 milhões de pessoas vacinadas

Para completar a imunização contra a covid-19, é preciso tomar a segunda dose ou tomar a vacina de dose única. Até agora, cerca de 40 milhões de brasileiros completaram o esquema vacinal, o que representa 25% da população acima de 18 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 31/07/2021 às 18:16 | Atualizado em 31/07/2021 às 18:21
Notícia
X

O Ministério da Saúde (MS) divulgou, na tarde deste sábado (31), que 100 milhões de brasileiros foram vacinados com, pelo menos, a primeira dose da vacina contra covid-19. "O ritmo da vacinação só avança e, em breve, todos estarão vacinados. Você já sabe!! Quando chegar a sua vez, vacine já!!", informa o MS no Twitter. 

O número representa que os imunizantes enviados para Estados e Distrito Federal chegaram a 62,5% da população vacinável. O público-alvo da campanha de vacinação, iniciada em janeiro, conta com 160 milhões de brasileiros.

“Cada dose aplicada representa uma esperança no rosto dos brasileiros. Já somos mais de 100 milhões com esse sentimento. Por isso, o ministério está empenhado em garantir a imunização de todos, com intuito de retomarmos, o mais rápido possível, a vida normal para o crescimento do país”, explicou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

Para o MS, "o avanço da campanha de vacinação já está mostrando resultados positivos no cenário epidemiológico do Brasil. De 25 de junho a 25 de julho, a média móvel de casos teve redução de 40%. Já quanto ao número de óbitos, a queda foi ainda maior, chegando a 42%". 

Segunda dose

Para completar a imunização contra a covid-19, é preciso tomar a segunda dose ou tomar a vacina de dose única. Até agora, cerca de 40 milhões de brasileiros completaram o esquema vacinal, o que representa 25% da população acima de 18 anos.

Com a família Zé Gotinha como protagonista, a importância da segunda dose é tema de campanha do Ministério da Saúde. O objetivo é incentivar a população a retornar aos locais de vacinação para finalizar a proteção contra a covid-19.

"Superamos a marca de sete milhões de vacinas contra covid recebidas em Pernambuco", diz Paulo Câmara

Pernambuco recebeu, na manhã deste sábado (31), mais 318.330 doses de vacinas contra a covid-19 para proteger a população. Do total, 174.330 unidades são da Pfizer/BioNTech e 144 mil da CoronaVac/Butantan. Os insumos, que chegaram pelo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, foram encaminhados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e distribuição às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado.

“Com essa nova remessa, superamos a marca de sete milhões de vacinas recebidas em Pernambuco e seguimos avançando na imunização da população. Já estamos acionando nosso sistema de logística, que tem se mostrado bastante eficiente, para encaminhar essas novas doses na manhã deste domingo (1º) a todos os municípios. Reforçamos que, se chegou a sua vez de tomar a primeira ou a segunda dose, procure os postos de vacinação”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

A superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, informou que as novas doses vão reforçar a vacinação dos pernambucanos por faixa etária. “A Pfizer será destinada exclusivamente para a primeira dose, ampliando a população que iniciará sua proteção contra a covid-19. Já a CoronaVac segue para as duas aplicações - ou seja, para o esquema completo dos usuários”, disse Ana Catarina, alertando sobre a importância de finalizar o esquema vacinal.

Ao longo desta semana, Pernambuco recebeu 824.800 doses de imunizantes contra a Covid-19. Desde o início da campanha, em 18 de janeiro, são 7.280.600 doses disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.556.670 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 2.577.360 da CoronaVac/Butantan, 978.120 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

 

Tags

Autor