pandemia

Com 336 novas confirmações, Pernambuco ultrapassa os 615 mil infectados pela covid-19

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a plataforma do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos leves (E-SUS Notifica), continua apresentando inconsistências e tem dificultado o registro destas testagens positivas

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 17/09/2021 às 13:55 | Atualizado em 29/09/2021 às 17:09
Notícia
X

Pernambuco confirmou mais 336 casos de pessoas infectadas pela covid-19 nesta sexta-feira (17). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 23 (7%) são casos de pacientes que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 313 (93%) são leves. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a plataforma do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos leves (E-SUS Notifica), continua apresentando inconsistências e tem dificultado o registro destas testagens positivas.

>> Pernambuco já vacinou mais de 185 mil adolescentes contra a covid-19

>> Vacinas por via intranasal, uma nova linha de combate contra covid-19

Agora, Pernambuco totaliza 615.196 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia. Desse número, 53.729 pessoas foram diagnosticadas com sintomas graves, enquanto 561.467 tiveram sintomas leves.

Nesta sexta, também foram confirmadas nove óbitos em decorrência de complicações causadas pela covid-19. As mortes ocorreram entre os dias 7 de janeiro deste ano e essa quarta-feira (15). Com isso, o Estado totaliza 19.595 mortes pelo novo coronavírus. Os detalhes epidemiológicos dos pacientes serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Média móvel

Os novos dados fizeram com que Pernambuco atingisse uma média móvel, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, de 463 casos nesta quarta-feira. O número representa uma tendência de estabilidade de 4% com relação a média móvel do número de casos de 14 dias atrás.

A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.

Com relação às mortes, o Estado atingiu a média móvel de 11 óbitos, apresentando uma tendência de queda de estabilidade de -13%.

 

 


Tags

Autor