Com mais casos no Sertão, aumenta número de infecções pela variante delta em Pernambuco
Até o momento, o Estado tem 36 pessoas com diagnóstico laboratorial da infecção pela variante delta
Nesta sexta-feira (17), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) divulga mais uma rodada do sequenciamento genético de amostras de pacientes com covid-19. A análise, feita pela Fiocruz Pernambuco, apontou que das 27 amostras sequenciadas, 20 foram identificadas como linhagem e sublinhagem da variante gama (74%). Além disso, também foram detectadas sete infecções (26%) pela variante delta.
Essas amostras são de pacientes provenientes das cidades de Exu (1), Camaragibe (1), Petrolina (4) e Primavera (1). Entre os sete casos da variante delta, quatro foram em pessoas do sexo masculino e três do sexo feminino, entre 20 e 56 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (4), 30 a 39 (2) e 50 a 59 (1).
- Covid-19: em Pernambuco, secretário critica recuo na vacinação de adolescentes sem comorbidades e diz que Estado continua a imunizá-los
- Anvisa diz que não há evidências para alterar recomendações de uso da Pfizer em adolescentes
- Com 336 novas confirmações, Pernambuco ultrapassa os 615 mil infectados pela covid-19
Todos os pacientes que positivaram para a variante delta foram notificados no sistema de informação dos casos leves. Os municípios de origem foram orientados a investigar e acompanhar os casos. Com isso, até agora, o Estado totaliza 36 pessoas infectadas por essa variante.
Todas as coletas dos materiais biológicos para esta rodada de sequenciamento genético ocorreram entre os dias 6 e 27 de agosto. As amostras desta rodada de sequenciamento genômico foram dos seguintes municípios: Exu, Terezinha, Igarassu, Caruaru, Ipojuca, Camaragibe, Sairé, Petrolina, Primavera e Cabrobó.
Além dos sete novos casos registrados nesta sexta-feira (17), outros 15 casos foram confirmados no último dia 10, sendo 14 de pacientes provenientes das cidades pernambucanas de Araçoiaba (1), Caruaru (4), Escada (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jataúba (2), Quipapá (1), Recife (3) e Fernando de Noronha (1), além de um paciente de outro Estado: São Paulo/Ubatuba (1), turista que foi testado e notificado por Noronha.
Outros quatro foram confirmados no último dia 2, de pacientes provenientes das cidades de Olinda (1), Ipojuca (1), Caruaru (1) e Araripina (1). Anteriormente, no dia 27 de agosto, foram confirmados oito casos da variante em pessoas residentes dos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). Antes disso, no dia 18, foram confirmadas duas amostras com a cepa originária da Índia, de pessoas residentes de Abreu e Lima (1) e Olinda (1), que adoeceram em julho.