pandemia

Pernambuco confirma mais 305 casos da covid 19; total de infectados chega a 616.128

Entre os casos confirmados nesta segunda, 26 (8,5%) são considerados graves - se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - e 279 (91,4%) são leves

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 21/09/2021 às 13:34
Notícia
X

Em boletim divulgado nesta terça-feira (21), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 305 casos do novo coronavírus em Pernambuco. Além disso, também foram confirmadas 19 novas mortes em decorrência da covid-19. Agora, o Estado totaliza 616.128 testagens positivas, desde o início da pandemia, com 19.639 vidas perdidas.

>> Recife é a capital do Nordeste que proporcionalmente mais aplicou 1ª dose contra a covid-19

>> Covid-19: com 740 mil pessoas em atraso para segunda dose, Pernambuco lança campanha contra abandono vacinal

Entre os casos confirmados nesta segunda, 26 (8,5%) são considerados graves - se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - e 279 (91,4%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e estavam na fase final da doença ou já curados. Do total de casos, 53.826 foram enquadrados como graves e 562.302, leves.

Apesar dos novos dados divulgados, as confirmações dos casos leves não é precisa. Isso porque, de acordo com a SES-PE, a plataforma do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos leves (E-SUS Notifica), tem apresentado inconsistências, o que tem dificulta o registro destes casos. O problema ocorre desde que o sistema passou por atualização no último dia 8 de setembro.

Também foram confirmados 19 óbitos decorridos de complicações da covid-19. Eles ocorreram entre os dias 12 de abril deste ano e essa segunda-feira (20). Os detalhes epidemiológicos dos pacientes serão repassados ao longo do dia pela Secretaria.

Média móvel

Por causa da inconsistência dos casos leves, não é possível calcular a média móvel diária de casos, já que ela estaria incorreta. Já com relação à mortes, a média móvel ficou estabelecida em 11 óbitos nesta terça-feira, apresentando uma tendência de estabilidade de 7%.

A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.

Tags

Autor