COLUNA SAÚDE E BEM-ESTAR

Torcida nos estádios, bares até mais tarde e público maior em eventos: veja tudo o que muda no Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco

Para o governo do Estado, as novas medidas são possíveis devido à queda nos indicadores da pandemia

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 24/09/2021 às 0:08 | Atualizado em 27/09/2021 às 14:59
Notícia
X

Pernambuco vivencia novas flexibilizações, no Plano de Convivência com a Covid-19, a partir da próxima segunda-feira (27). O maior destaque é a retomada da presença da torcida nos estádios de futebol com 20% da capacidade do local ou 2,5 mil torcedores, o que for menor. Além disso, estão autorizados eventos culturais, shows e bailes com até 2,5 mil pessoas. Para o governo do Estado, as novas medidas são possíveis devido à queda nos indicadores da pandemia.

Nos eventos e nos estádios, será necessário que 90% dos ingressos sejam destinados às pessoas que completaram o esquema vacinal. Os outros 10% serão vendidos a pessoas com a primeira dose e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes (Leia mais na página 17).

Os shows poderão ser realizados até 1h da madrugada, com duração de até sete horas. "A nova flexibilização não abrange área de dancing, mas será permitido ficar em pé com máscara", explicou a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça. Ela frisou que a máscara só poderá ser retirada quando se estiver consumindo comida ou bebida. Ainda segundo a secretária, em novembro, a capacidade do público será de 5 mil pessoas ou 70% da capacidade, o que for menor. Já os eventos corporativos, colações de grau, aulas da saudade e os cultos ecumênicos poderão ser realizados com capacidade máxima de 2,5 mil pessoas ou 80% do local, o que for menor.

Cinemas, teatros e circos seguem a mesma regra de capacidade dos eventos corporativos. A única diferença é que esses últimos podem funcionar das 9h à 1h da madrugada. Igrejas e atividades religiosas seguem a mesma capacidade e os protocolos imunizantes. O que muda é o horário de funcionamento, que será de 5h à 1h da madrugada. Já os eventos sociais e buffets poderão funcionar em todo o Estado das 8h à 1h da madrugada, durante todos os dias da semana. A capacidade máxima poderá chegar a 2,5 mil pessoas ou 50% do local, o que for menor.

Também a partir da segunda (27), haverá novas medidas para o funcionamento dos bares e restaurantes. Eles poderão aumentar a capacidade de clientes para 80% do local com até 15 pessoas por mesa e distanciamento reduzido para 1 metro. "Esses estabelecimentos poderão funcionar até 1h da madrugada, mas continuará proibido o espaço de dança", reforçou Ana Paula. Academias de ginástica e similares estão autorizadas a aumentar a capacidade dos aparelhos de cárdio de 70% para 80%.

@jc_pe

Aqui vai um resumão para te ajudar a entender algumas das novas regras que começam a valer dia 27/09 em Pernambuco. Deixe sua dúvida nos comentários!

? Criminal (Instrumental, No Brass) - The Young Ebenezers

Síndrome respiratória aguda grave

Na última semana, que terminou no sábado (18), foi registrado aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave (srag), aqueles que apresentam sintomas sugestivos de covid-19. Apesar da subida, Pernambuco continua com queda em todos os demais indicadores da pandemia, segundo informou o secretário Estadual de Saúde, André Longo. Para ele, o aumento nos casos de srag, pela terceira semana consecutiva em Pernambuco, indica a presença de outros vírus e outros agentes em circulação, além do novo coronavírus. No entanto, não se falou que agentes poderiam ser esses.

Máscara permanece obrigatória

A possibilidade de retirada da obrigatoriedade da utilização da máscara foi abordada na coletiva de imprensa realizada ontem, quando foram anunciadas as novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. "A gente considera muito cedo estar falando sobre abdicar do uso da máscara. Precisamos atingir percentuais de vacinação de segunda dose de forma expressiva. Há países que fazem isso de forma responsável, como Portugal, com 80% da população vacinada com as duas doses", disse o secretário Estadual de Saúde, Longo.

Com cobertura de 39% da segunda dose contra covid-19, Pernambuco tem um longo caminho a percorrer para pensar em deixar de exigir o uso de máscaras. "Nós esperamos estar oportunizando duas doses para toda a população adulta, a partir dos 18 anos, até fim de novembro. Ainda deveremos estar com vacinação de parte dos adolescentes por completar a imunização no mês de dezembro. Estamos avançando fortemente, e a campanha (o Dia D, neste sábado, dia 25) busca diminuir o percentual de pessoas com a segunda dose atrasada", acrescentou.

O secretário acredita que, com a diminuição do intervalo entre as duas aplicações de Pfizer, somada à possibilidade de o governo federal disponibilizar havendo mais doses de AstraZeneca, existe a chance de se encurtar o período em que Pernambuco alcançará de 80% a 90% da população completamente vacinada. "Aí, sim, podemos pensar em fazer uma discussão técnica sobre redução do uso da máscara, especialmente em ambientes abertos, onde tem menor exposição de risco. Isso tem que ser feito de forma muito bem trabalhada e pensada, a depender da evolução dos números da vacinação no Estado", explicou André Longo.

No próximo sábado (25), Pernambuco realiza, em parceria com os municípios, a mobilização no Dia D de imunização da segunda dose da vacina contra a covid-19. "A vacina é nossa principal aliada na proteção da vida. Se você já tomou a primeira dose, não perca a segunda. Pra vida seguir em frente, a gente precisa apressar o passo e dar o braço para as duas doses", salientou Longo. Ele também anunciou que a mobilização será reforçada com a chegada, nesta sexta-feira (24), de dois lotes contendo mais de 221 mil doses das vacinas da AstraZeneca e Pifzer.

Dose de reforço

Nesta quinta-feira (23) a Prefeitura do Recife anunciou que começa a aplicar nesta sexta (24) a dose de reforço nos idosos a partir dos 65 anos que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses. As 1.735 pessoas de 65 a 69 anos que já estão aptas a receber a dose adicional podem realizar o agendamento no site ou aplicativo do Conecta Recife.

 

Tags

Autor