COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Ainda sem a 1ª dose: para evitar pandemia de não vacinados no Recife, equipes buscam moradores que não iniciaram esquema vacinal

A imunização avança na capital pernambucana, mas ainda há não vacinados que precisam iniciar a proteção contra infecção, além dos atrasados para a 2ª dose

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 27/09/2021 às 14:59 | Atualizado em 28/09/2021 às 16:41
Notícia
X

Já faz quase um mês que a Prefeitura do Recife intensificou o trabalho de busca ativa das pessoas que precisam completar o esquema vacinal contra covid-19 - ou ainda nem tomaram a primeira dose. E isso ocorre por diversos motivos: negacionismo, dificuldades sociais, falta de acesso a tecnologias e obstáculos geográficos que dificultam a ida a centros de imunização. Já há cerca de 30 dias que profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) fazem um trabalho de porta a porta. Eles já aplicaram mais de 7 mil doses dos imunizantes durante essa ação e visitaram 59 comunidades. As localidades são escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso.

Leia também: Que calor é este? Índice ultravioleta chega a nível extremo no Recife antes mesmo do verão

Nesta semana, a prefeitura leva doses contra a covid-19 para moradores de 14 comunidades da capital pernambucana. Durante esse trabalho de vacinação itinerante, que acontece desta segunda (27) a sexta-feira (1º), das 8h às 12h, os profissionais realizam busca ativa dos moradores que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou ainda aqueles que estão no prazo para segunda dose ou em atraso.

"Nessas localidades, inclusive, temos imunizado muita gente com a primeira dose ainda. O maior risco (de transmissão do vírus) está justamente nesses bolsões de não vacinados; é por onde as variantes entram", destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. A prefeitura também tem realizado um trabalho semanal nos mercados públicos da cidade para reforçar o agendamento dos recifenses que estão com dificuldade de se cadastrar no Conecta Recife e marcar a data para receber a vacina contra covid-19.

O trabalho tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra a infecção em toda a cidade. Durante a ação, as equipes da Sesau fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento. 

Para receber a vacina, os moradores devem apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e as documentações específicas para cada um dos grupos prioritários. Aqueles que não tiverem comprovante de residência nem de domicílio eleitoral podem utilizar uma autodeclaração de residência, que foi elaborada especificamente para esta ação.

Confira o calendário:

Segunda-feira (27/09), às 13h

Comunidade Realeza - Rua Realeza, bairro de São José

Terça-feira (28/09), às 8h

Comunidade Santo Amaro 2 - Rua Virgílio de Medeiros, 65, Santo Amaro (ponto de referência: em frente à Escola Municipal Lutadores do Bem)

Comunidade Ilha do Joaneiro - Rua Artelano de Barros, Campo Grande (ponto de referência: antiga Creche da Ilha do Joaneiro)

Comunidade Afogados - Rua Félix Peixoto, 5, Afogados

Polo da Academia da Cidade UR4/UR5 - Rua Capitão Vicente Curado, s/n, UR4, Cohab

Quarta-feira (29/09), às 8h

Comunidade Vila 7 de Agosto - Rua Quixabas, 120, Bomba do Hemetério

Capelinha Nossa Senhora de Santana - Rua Olegarinha da Cunha, s/n, Santana (ponto de referência: próximo ao Colégio Carochinha)

Comunidade Mangueira da Torre - Rua dos Angicos, s/n, Madalena

Comunidade do Bode - Rua Artur Licio, 221, Pina (ponto de referência: Patronato Irmãs Medianeiras da Paz)

Comunidade da Guabiraba - Rua Senador Bonfim, s/n, Guabiraba (ponto de referência: Conjunto Habitacional Paulo Cavalcanti)

Igreja Batista Missionária la Paz - Rua André Vidal de Negreiros, 78, Pantanal, Cohab

Quinta-feira (30/09), às 8h

Comunidade Alto da Esperança - Rua vinte e um de junho, 580, Dois Unidos

Comunidade Jiquiá - Rua Passo Santa Cruz, 403, Jiquiá

Sexta-feira (01/10), às 8h

Comunidade Cabo Hermito de Sá - Rua Cabo Hermito de Sá, 83, Brejo da Guabiraba

 

 

Tags

Autor