COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

No mutirão para atrasados da 2ª dose, Recife vacina pelo menos 8,6 mil pessoas que estavam com esquema incompleto contra covid

Secretária municipal de Saúde, Luciana Albuquerque, avaliou como positiva a mobilização para diminuir o número de recifenses com a segunda dose atrasada

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 25/09/2021 às 21:03 | Atualizado em 25/09/2021 às 22:07
Notícia
X

Até as 17h deste sábado (25), Dia D de para aplicação da segunda dose contra covid-19, o Recife imunizou cerca de 8,6 mil pessoas que estavam com o esquema vacinal incompleto. O número, parcial, foi divulgado pela secretária municipal de Saúde, Luciana Albuquerque, que avaliou como positiva a mobilização para diminuir o número de recifenses com a segunda dose atrasada, o que é fundamental para diminuir a circulação do coronavírus. O balanço final da mobilização será divulgado neste domingo (26).

"Quando realizamos previamente um chamado como foi feito para a data de hoje, as pessoas parecem que acordam. Vi muitas pessoas chegando para tomar a segunda dose a pé, de carro... Conseguimos imunizar, inclusive, quem não agendou a vacina para hoje, mas foi ao local para finalizar o esquema vacinal", disse Luciana Albuquerque. 

Para este sábado, a Prefeitura do Recife ampliou a capacidade de vacinação. Das cerca de 15 mil vagas ofertadas diariamente, 11 mil foram destinadas exclusivamente para aplicação da segunda dose, o que corresponde a mais de 70% da capacidade total em todos os 26 pontos de imunização da capital pernambucana.

"No Recife (até a sexta-feira, 24/09), cerca de 72 mil pessoas deveriam ter concluído a vacinação contra covid-19. Desse total, 37 mil estão agendadas, mas 34 mil ainda permaneciam com a segunda dose atrasada. Depois do dia de hoje (25), vamos analisar como ficaram esses números", afirmou Luciana.

Ela acrescenta que as equipes da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) têm ido a comunidades onde ainda se percebe baixa adesão à vacinação. "Nessas localidades, inclusive, temos imunizado muita gente com a primeira dose ainda. O maior risco (de transmissão do vírus) está justamente nesses bolsões de não vacinados; é por onde as variantes entram", destaca Luciana. Para alcançar esse público, a prefeitura tem realizado a ação de busca ativa e, dessa maneira, realizar a vacinação. Mais de 45 locais já foram visitados pelos profissionais da Sesau. A PCR também tem realizado um trabalho semanal nos mercados públicos da cidade para reforçar o agendamento dos recifenses que estão com dificuldade de se cadastrar no Conecta Recife e marcar a data para receber a vacina contra covid-19.  

A secretária Luciana Albuquerque ressalta que a Sesau, mesmo após este Dia D, continuará a enviar mensagens e e-mails para as pessoas que continuam em atraso para finalizar o esquema vacinal. Para receber a aplicação contra covid-19, a população deve realizar o agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife. São 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação e 14 no esquema drive-thru.  

A população que tomou a primeira dose de CoronaVac precisa esperar até 28 dias para tomar a segunda dose. O intervalo para aqueles que tomaram a AstraZeneca é de 90 dias. Já as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer podem completar o esquema a partir de 60 dias da primeira dose. 

 

 

 

Tags

Autor