COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Que calor é este? Índice ultravioleta chega a nível extremo no Recife antes mesmo do verão

Quanto mais alto esse índice, maiores os riscos de câncer de pele e outros danos causados pela radiação ultravioleta

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 27/09/2021 às 12:02 | Atualizado em 27/09/2021 às 12:19
Notícia
X

Oficialmente ainda faltam 84 dias para o início do verão no Brasil, mas o nosso corpo já sente os transtornos com a subida do termômetro. Esse forte calor desperta atenção para reforçar a importância das medidas de fotoproteção. O descuido pode causar envelhecimento precoce, queimaduras solares e facilitar o desenvolvimento do câncer de pele. Na capital pernambucana, basta caminhar alguns minutos ao ar livre para sentir como a temperatura está elevada e como a radiação solar tem incidido com mais intensidade. Se não forem adotadas medidas para blindar o calorão, uma série de problemas de saúde pode aparecer, como a desidratação. Outro detalhe é que o índice ultravioleta (IUV), que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra, tem atingido picos muito alto e extremos em alguns períodos do dia, o que é bastante prejudicial à saúde, caso cuidados não forem adotados.

Leia também: Conheça duas formas de tratar as rugas do sono, aquelas influenciadas pela posição de dormir

No Recife, por exemplo, a semana já começou com alta intensidade da radiação ultravioleta (UV). Nesta segunda-feira (27), o IUV chega a 12 (extremo), segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), numa escala que vai de menor do que 2 (baixo) a maior do que 11 (extremo). Também na cidade, a temperatura mínima para esta segunda-feira é de 23º; a máxima, 28º. Mas a sensação térmica é de 30º.

Quanto mais alto esse índice (IUV), segundo reforça a Sociedade Brasileira de Dermatologia, maiores os riscos de câncer de pele e outros danos causados pela radiação ultravioleta. Por isso, antes de sair de casa, é importante seguir medidas de proteção adequadas. Se o calor é um convite à praia, à piscina, a passeio no parque ou na orla, vale lembrar que os cuidados com a pele devem ser redobrados.

Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, de acordo com o INPE, o IUV é sempre apresentado para uma condição de céu claro - ou seja, para ausência de nuvens que, na maioria dos casos, representa a máxima intensidade de radiação. Para os próximos dias, a previsão é que o IUV também permaneça de muito alto a extremo na maior parte do dia. Nesta terça-feira, deve chegar a 13.

Confira as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

Filtro solar

É momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol, especialmente na praia, na piscina, no parque e demais locais ao ar livre.

O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Confira o rótulo.

É importante aplicar o produto meia hora antes da exposição solar para que a pele o absorva. Deve distribuí-lo uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. A reaplicação deve ser feita a cada duas horas. Mas esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos 6 meses, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente.

Hidratação

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada. Deve-se aumentar a ingestão de líquidos e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, recomenda-se aplicar hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

 

Tags

Autor