COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

No Recife, Hospital do Idoso fecha ala exclusiva para pacientes com covid-19

Desde janeiro, a unidade atendeu mais de mil pacientes, encaminhados de todo o Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 01/10/2021 às 15:27 | Atualizado em 01/10/2021 às 15:32
Notícia
X

O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife, completa um ano de funcionamento, nesta sexta-feira (1º/10), com a retomada do perfil assistencial original do serviço para a população e solenidade em homenagem aos profissionais da instituição que atuaram na linha de frente contra a covid-19.

Leia também: Covid-19: terceira dose é liberada para idosos a partir dos 60 anos em Pernambuco

"Hoje é 1º de Outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A gente faz uma visita ao Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, que é um belíssimo equipamento do município do Recife. A partir de hoje, mudamos a atribuição dele. Estava dedicado com leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) para a covid-19, e a gente encerrou ontem a Operação Covid. Ele começou hoje a retomar as suas atividades de acolhimentos, de cirurgias eletivas, de procedimentos de exames. Aqui são mais de 70 leitos de enfermaria e 10 de UTI exclusivos para a população idosa do Recife que são retomados", destacou o prefeito João Campos. 

Ele também participou do lançamento de um e-book sobre a Operação Covid na unidade, que funcionou como referência para o tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave até 30 de setembro. O evento marcou ainda o Dia Mundial da Pessoa Idosa.

Neste 1º ano de funcionamento, o HECPI se dividiu entre a Operação Covid e os atendimentos ambulatoriais à população recifense. Desde outubro do ano passado, a unidade somou mais de 40 mil consultas realizadas em seu ambulatório, incluindo os atendimentos médicos e demais áreas de saúde, como fonoaudiologia, nutrição, psicologia, enfermagem e serviço social.

"Falar do Hospital do Idoso é falar de uma decisão acertadíssima que foi tomada há um ano, olhando para o presente e olhando para o futuro. A gente sabe que a população de idosos hoje no nosso País, Estado e município, cresce rapidamente. Temos 9% da população de idosos, e a previsão do IBGE é que, em 2060, essa população chegue a 25%. Sabemos que não é só o crescimento de uma população; isso reverbera no perfil de adoecimento e mortalidade’”, declarou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

O Serviço de Apoio e Diagnóstico da unidade somou mais de 325 mil exames realizados neste primeiro ano, incluindo exames laboratoriais e de imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ecocardiogramas. Já em seu bloco cirúrgico, o HECPI fez mais de 5 mil procedimentos, incluindo cirurgia vascular, urológica e proctológica.

Operação Covid-19

O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, desde janeiro, atendeu mais de mil pacientes, encaminhados de todo o Estado. Para tanto, contou com uma estrutura de 72 leitos de terapia intensiva e quase que duplicou seu quadro de recursos humanos. Com a desmobilização, a unidade retorna às suas atividades normais de internamento para a população recifense, disponibilizando 62 leitos de enfermaria e 10 UTIs.

 

Tags

Autor