COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Sequelas pós-covid? Saiba onde encontrar reabilitação gratuita para tratar problemas após infecção

Muitos pacientes que tiveram a doença ainda ficam com o sistema respiratório comprometido por um período, apresentando sintomas como tontura, taquicardia, perda da força muscular e do equilíbrio, entre outros

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 04/10/2021 às 12:03 | Atualizado em 04/10/2021 às 12:12
DIVULGAÇÃO
Antes de iniciar as atividades, todos os pacientes da clínica-escola passam por uma avaliação da função pulmonar - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Quem teve covid-19 e ainda está apresentando complicações respiratórias pode receber acompanhamento gratuito em reabilitação pulmonar na Clínica Escola da Estácio Recife. O atendimento é feito por alunos e professores do curso de fisioterapia, por meio de avaliação e exercícios terapêuticos para auxiliar o paciente a restabelecer sua condição respiratória e retomar sua disposição física.

Leia também: Em site, mulheres a partir dos 40 anos podem marcar gratuitamente mamografia no Hospital de Câncer de Pernambuco; veja o passo a passo

De acordo com o fisioterapeuta Thiago Azevedo, que é professor responsável pela disciplina de fisioterapia respiratória da Estácio Recife, muitos pacientes que tiveram a doença ainda ficam com o sistema respiratório comprometido por um período, apresentando sintomas como tontura, taquicardia, perda da força muscular e do equilíbrio, entre outros. “Com a reabilitação pulmonar, é feito todo um trabalho de treinamento muscular respiratório, associado ao treino de atividade aeróbica e de fortalecimento da musculatura periférica também”, explica.

Leia também: Em mulheres, sintomas do infarto são diferentes da clássica dor no peito; veja sinais de alerta

Antes de iniciar as atividades, todos os pacientes da clínica-escola passam por uma avaliação da função pulmonar, onde são analisados marcadores específicos como força dos músculos respiratórios, volume, capacidade e pico de fluxo expiratório. “Não só pacientes em reabilitação pós-covid podem procurar o atendimento na Estácio, mas também qualquer outra pessoa com uma patologia pulmonar”, completa. 

As atividades acontecem nas terças e sextas-feiras, sempre durante o período da manhã, em uma área aberta dentro do campus da instituição de ensino no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. “As sessões são realizadas com muita segurança, em um espaço com fluxo de ar pleno. Além disso, todos os participantes, assim como os alunos e professores, utilizam equipamentos de proteção individual e os maquinários são higienizados periodicamente”, completa o fisioterapeuta. 

Para realizar a inscrição gratuita e agendar a avaliação, pessoas interessadas devem entrar em contato pelo telefone: 81 3226-8848. A Clínica Escola de Fisioterapia da Estácio Recife fica na Avenida Abdias de Carvalho, nº 1678, na Madalena.

Comentários

Últimas notícias