COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

É hora de desobrigar o uso de máscaras em Pernambuco? Saiba quando isso pode acontecer

Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, fala sobre o assunto em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7)

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/10/2021 às 11:58
Notícia
HÉLIA SCHEPPA/SEI
Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, fala sobre o uso das máscaras em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7) - FOTO: HÉLIA SCHEPPA/SEI
Leitura:

Nesta semana, devido ao avanço da vacinação contra o coronavírus, algumas prefeituras, como a do Rio de Janeiro e de São Paulo, informaram que estudam deixar de exigir o uso de máscaras como proteção contra a covid-19. Em Pernambuco, os municípios têm seguido o protocolo sanitário do governo do Estado, que diz ainda ser cedo para falar sobre liberação do uso da máscara.

Leia também: Em Pernambuco, qual a previsão para retirar obrigatoriedade do uso da máscara? Secretário esclarece em coletiva 

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (7), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, explicou que as autoridades locais só podem pensar sobre a desobrigação do uso da máscara ou sobre abdicação de qualquer outro tipo de cuidado quando o Estado alcançar, ao menos, 80% da população totalmente vacinada. "Antes disso, qualquer medida nesse sentido, pode significar correr riscos desnecessários. O cuidado com as máscaras deve ser mantido atualmente. Esperamos atingir taxas maiores de cobertura vacinal (para começar a pensar na flexibilidade do uso de máscaras). Quando esse processo (desobrigação) puder ser iniciado, isso será bem escalonado", frisou Longo. 

O secretário ainda alertou que lamentavelmente algumas atividades estão sendo retomadas, no Estado, sem os cuidados necessários em relação ao uso de máscaras. "Há muitas pessoas nas ruas sem usá-las. E também percebemos descumprimento dessa regras nos estádios de futebol. Todos nós queremos voltar às atividades, mas precisamos seguir os protocolos. Não hesitaremos em dar passos atrás, se os números começarem a crescer por causa dessas atividades (que não estão cumprindo as normas sanitárias)", reforçou.  

Vacinação 

O secretário André Longo também salientou que este mês de outubro será determinante para Pernambuco avançar na vacinação e continuar no caminho para superar as maiores dificuldades da pandemia. "Hoje temos 50% da população a partir dos 12 anos com o esquema vacinal completo contra covid-19. São mais de 3,8 milhões de pessoas que tomaram as duas doses ou a dose única da Janssen. Mas ainda faltam outros 3,8 milhões." 

Dessa maneira, Longo acrescentou que, neste mês, o governo do Estado terá oportunizado as duas doses da vacina a todos os adultos a partir de 18 anos. "Então, é fundamental que todo esse público atinja o prazo para tomar a segunda dose. Em novembro, deveremos estar em condições de vacinar com a segunda dose todos entre 12 e 17 anos. Então, podemos atingir de 80% a 90% da população completamente vacinada no decorrer de outubro a novembro. Aí, sim, teremos condições de dar alguns passos a mais no sentido de flexibilização das atividades aqui em Pernambuco", disse. 

 

Comentários

Últimas notícias