COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: Cabo de Santo Agostinho inicia aplicação da vacina em adolescentes nas escolas municipais

Ação começou na última quarta-feira (20), e alunos de seis escolas já foram vacinados contra o coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 22/10/2021 às 16:28 | Atualizado em 22/10/2021 às 16:33
Notícia
X

No Cabo de Santo Agostinho, município do Grande Recife, já acontece a imunização contra covid-19 de adolescentes, a partir dos 12 anos, nas escolas. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde montaram um cronograma itinerante para visitar as instituições de ensino e realizar a vacinação.

Leia também: Pernambuco decide ir às escolas para vacinar adolescentes contra covid-19 

A ação começou na última quarta-feira (20), e alunos de seis escolas já foram vacinados. São elas: Escola Municipal Professor Jason Brandão da Silva e Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, ambas no Bairro de São Francisco; Escola Dr Claudio Gueiros Leite, no Centro; Escola Municipal Madre Iva Bezerra de Araújo, na Charnequinha; Escola Municipal Dr João Lopes, na Usina Bom Jesus; Escola Municipal Vereador Reginaldo Loreto da Silva, Ponte dos Carvalhos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, o Cabo de Santo Agostinho vacinou mais de 11.200 adolescentes desde o último domingo e alcançou uma cobertura vacinal de 48% deste público. "Nossa estratégia foi não só convocar os adolescentes para virem aos pontos de vacinação, mas também irmos até eles. Montamos um cronograma junto com a Secretaria de Educação para visitarmos as escolas e vacinar esses adolescentes. Os professores e gestores são importantes atores para sensibilizar os alunos a se imunizarem", diz Ana Maria.

As escolas são avisadas com antecedência sobre a vacinação. Eles informam aos pais sobre a campanha e, no dia da imunização, os adolescentes precisam estar acompanhados dos responsáveis ou terem um termo de autorização assinado por eles. 

Entre os pais que liberaram os filhos para a vacinação, está Elisabete da Silva, mãe de Gabriel Virgínio, de 12 anos. Ele se imunizou nesta sexta-feira (22), na Escola Municipal Vereador Reginaldo Loreto da Silva, e ela não conseguiu esconder a emoção. "Estou me sentindo mais tranquila e aliviada por meu filho tomar a primeira dose." A vacinação na área rural e de engenhos também foi intensificada, tanto para vacinação de adolescentes quanto para aplicação de segunda e terceira dose.

No Cabo de Santo Agostinho, já foram aplicadas 257.526 doses de vacinas contra a covid-19. Os dados constam no Informe Epidemiológico do município do dia 21 de outubro. Destas, 156.917 foram de primeira dose, 95.981 de segunda, 1.097 de dose única e 3.531 de reforço.

Vacinação dos adolescentes em Pernambuco 

O Estado está com menos da metade dos adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal contra covid-19. Esse cenário preocupa autoridades de saúde, pois é uma faixa etária que já poderia ter tomado a primeira dose do imunizante. Em agosto, o governo liberou a imunização contra o coronavírus para essa faixa etária. Atualmente apenas 44,24% do total de adolescentes de 12 a 17 anos começaram o ciclo vacinal no Estado, que tem pouco mais de 1 milhão de pessoas nesse grupo etário. Para aumentar a cobertura, o governo constatou, junto aos municípios, que é hora de os vacinadores irem às escolas públicas e privadas, localizadas no Estado, para proteger os adolescentes. 

Leia também: 

"A população que precisava procurar a vacina já o fez. Agora, precisamos ir atrás de quem ainda não tomou a vacina, facilitando o acesso e convencendo aqueles que têm alguma resistência. Também precisamos ir para dentro das escolas para estimular a proteção dos adolescentes, já que hoje este é o grupo com as menores coberturas”, salientou o secretário Estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa na última quinta-feira (21).

Tags

Autor