COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Com baixíssimas coberturas, Pernambuco convoca pais e responsáveis para reta final da campanha de vacinação para crianças e adolescentes

O Estado não atingiu meta para nenhuma das vacinas indicadas para o público infantil em 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 24/10/2021 às 20:53 | Atualizado em 24/10/2021 às 21:18
Notícia
X

Com coberturas vacinais baixíssimas em crianças e adolescentes, o Estado de Pernambuco convoca os pais e responsáveis a comparecer aos postos de saúde nesta reta final da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. A iniciativa, que termina na próxima sexta-feira (29), é voltada para crianças e adolescentes até os 14 anos e busca garantir a proteção para diversas doenças neste momento em que se constata queda na procura pelos imunobiológicos, um dos reflexos do isolamento provocado pela pandemia da covid-19.

Leia também: 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a indicação para pais e responsáveis é procurar a sala de vacina mais próxima de casa e levar a caderneta de vacinação para que o profissional do local avalie as doses que estão em atraso, a fim de poder disponibilizá-las. Para os menores, uma das preocupações é a poliomielite, doença sem caso no Brasil há mais de três décadas, mas que, se não houver a proteção correta, pode ressurgir, devido ao registro de casos em outros países. A cobertura vacinal contra pólio, em Pernambuco, está em 66,63% para menores de 1 ano, em 51,98% no 1º reforço (15 meses a 18 meses) e em 40,10% no 2º reforço (5 anos). O recomendado é que a cobertura vacinal contra a doença esteja em 95%. Afinal, a poliomielite se espalha em populações com baixa cobertura vacinal, e o vírus tem o potencial de causar paralisia.

Leia também: Em spray nasal, vacina brasileira contra covid-19 entra com pedido à Anvisa para testes em humanos

Para as crianças mais velhas, precisa-se lembrar da imunização contra o HPV, indicada para meninas entre 9 e 14 anos, prevenindo câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal, e para meninos entre 11 e 14 anos, protegendo contra câncer de pênis, ânus e orofaringe.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, fez um alerta. "Estamos preocupados com a baixíssima cobertura das vacinas para esse público. Muitas das doenças que são evitáveis por esses imunizantes são ainda mais graves para as crianças do que a covid-19. Com as atuais coberturas, todos, mas especialmente as crianças, estão correndo perigo. É cada vez mais latente o risco do retorno de doenças que estavam erradicadas ou com baixa ocorrência, até porque não atingimos meta para nenhuma das vacinas indicadas para o público infantil em 2021”, destacou André Longo.

Além disso, importante destacar a imunização contra a covid-19 para quem tem a partir dos 12 anos - e que a vacina contra o coronavírus agora pode ser feita juntamente a outras do calendário. 

Baixas coberturas

Atualmente, a cobertura vacinal em Pernambuco para os imunobiológicos indicados às crianças menores de 1 ano se configura da seguinte forma: BCG (71,95%), pneumocócica (68,63%), pentavalente (66,87%), poliomielite (66,63%), meningocócica (65,43%) e rotavírus humano (65,03%). A situação se repete quando observado o público maior de um ano de idade: hepatite A (62,89%), tríplice viral – doses 1 e 2 (72,19% e 44,02%), meningococo C (66,30%), pneumocócica (66,08%), poliomielite – 1º reforço (51,98%) e 2ª reforço (40,10%), dTp – 1º reforço (57,57%) e 2ª reforço (47,26%) e varicela (63,86%).

“Os municípios devem elaborar estratégias que possibilitem o acesso desse público-alvo de maneira efetiva e rápida. Alternativas podem ser criadas, como a abertura de postos de saúde ou pontos de vacinação nos fins de semana, e até mesmo ir às escolas realizar a imunização no local”, afirmou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

A campanha de multivacinação segue até o dia 29 deste mês. Durante esse período, estarão disponíveis 18 vacinas. Para as crianças com menos de 7 anos, serão disponibilizadas vacinas de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre 7 e 14 anos pode receber vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa, por exemplo.

Tags

Autor