PANDEMIA

Covid-19: Ministério da Saúde reduz intervalo e libera dose de reforço da vacina para toda população adulta

Anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (16) durante coletiva de imprensa

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Giovanna Torreão

Publicado em 16/11/2021 às 10:56 | Atualizado em 16/11/2021 às 16:27
Notícia
X

Matéria atualizada às 16h27

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (16) a liberação da dose de reforço contra a covid-19 para toda população acima de 18 anos. Até então, só pessoas acima de 60 anos ou imunossuprimidos podiam tomá-la. Ainda, a pasta informou que reduzirá o intervalo da dose de seis para cinco meses após o esquema vacinal completo.

"Agora, graças às informações que temos advindas dos estudos científicos, principalmente, estudos de efetividade, realizados em parceria com a Fiocruz e de um estudo que encomendados em parceria com a Universidade de Oxford para avaliar a aplicação da 3ª dose, que já temos dados preliminares, nós decidimos ampliar essa dose adicional, dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos que tenham tomado essa segunda dose há mais de 5 meses."

Também foi anunciada a adoção da segunda dose da vacina Janssen, antes considerada de dose única. Quem recebeu a primeira, pode tomar a segunda após dois meses. Já a dose de reforço, feita preferencialmente com a Pfizer, será aplicada cinco meses depois.

"No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, esses que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante”, explicou o ministro.

A secretária-extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, explicou que a segunda dose começará a ser aplicada no Brasil na próxima sexta-feira (19).

Mega Vacinação

Também foi divulgada a realização da campanha Mega Vacinação contra a covid-19, marcada para começar neste sábado, 20 de novembro, indo até o dia 26. O objetivo é completar o ciclo vacinal de adultos que estão com a 2ª dose ou com a de reforço atrasada, já que 21 milhões de pessoas ainda precisam completar o esquema, e o país tem menos de 59% da população totalmente imunizada.

"Muitos não procuraram as unidades de vacinação para tomar a segunda dose. É fundamental essa segunda dose para que se complete o esquema vacinal", disse o ministro.

Segundo a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Melo, pessoas na faixa entre 25 e 34 anos formam a maioria dos que ainda não compareceram para tomar a segunda dose. Analisando qual vacina as pessoas que não completaram o ciclo vacinal receberam, a secretária aventa a hipótese de que, além de outros fatores (como a dificuldade de encontrarem tempo para retornar ao posto de vacinação), as reações características de cada imunizante podem estar desestimulando algumas pessoas.

“Algumas [vacinas], de fato, trazem [causam] alguns efeitos adversos que passam em um ou dois dias. A população tem que estar consciente disso. Tem que estar alerta e saber que estes efeitos são esperados e acontecem”, comentou Rosana, destacando que, junto com as recomendações de uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos frequente e adequada, a vacinação vem proporcionando a redução do número de casos graves da doença e, consequentemente, das internações e mortes.

Pernambuco

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que irá discutir, nesta quarta (17), com o Comitê e os municípios em CIB, a pactuação do avanço da dose de reforço para o público a partir dos 18 anos anunciado pelo Ministério da Saúde. "Importante frisar que o próprio órgão federal, na coletiva, informou que irá garantir as vacinas para contemplar esse novo público com o reforço", escreveu a pasta.

A SES-PE garantiu ainda que o Estado, que tem em torno de 5,5 milhões de pessoas entre os 18 e 59 anos, tem analisado permanentemente o cenário da vacinação e discutido com os municípios o andamento e os avanços possíveis, sempre visando ampliar o número de pessoas protegidas contra a Covid-19. Atualmente, Pernambuco está aplicando a dose de reforço nas pessoas a partir dos 55 anos, conforme recomendação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e posterior pactuação com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Também estão contemplados na estratégia os trabalhadores de saúde e imunossuprimidos graves. O intervalo entre a segunda dose e a de reforço é de quatro meses (120 dias), conforme pactuação em CIB, exceto para os imunodeprimidos, que é de 28 dias.

Tags

Autor