Lesões na pele

Ao menos 16 cidades de Pernambuco já registraram casos de erupção cutânea e coceira

O Recife informou que, até esta sexta-feira (3), 221 casos foram notificados de pessoas com lesões cutâneas a esclarecer

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 03/12/2021 às 22:40 | Atualizado em 03/12/2021 às 22:42
Notícia
X

Novos casos de pessoas que apresentaram erupção cutânea e coceira seguem sendo registrados em Pernambuco.

Até esta sexta-feira (3), ao menos 16 municípios já notificaram casos e o número pode ser maior. Pois, a gestão estadual leva em conta o número de registros no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs) e, nos últimos dias, vem havendo um atraso entre os números apresentados pelos municípios e os dados apresentados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco. 

De acordo com nota da gestão estadual, o Recife estaria com 213 notificações, mas a Prefeitura da capital já informou estar, na verdade, com 221 registros.

Segundo a Secretaria de Saúde, a notificação atual é de 384 casos sintomáticos no Estado, que apresentaram erupção cutânea e coceira.

Essas notificações foram realizadas pelas secretarias municipais de Saúde de Araçoiaba (1), Cabo de Santo Agostinho (11), Camaragibe (41), Carpina (1), Escada (1), Igarassu (8), Ipojuca (9), Jaboatão dos Guararapes (51), Limoeiro (2), Lagoa do Carro (1), Olinda (30), Paulista (10), Petrolina (2), Recife (213), São José do Egito (1) e São Lourenço da Mata (2).

Os casos continuam sob investigação clínica, epidemiológica e laboratorial pelos municípios, com apoio da equipe técnica da SES-PE, Lacen-PE e especialistas.

"A SES-PE reforça que relatos de casos de natureza similar (erupção cutânea e coceira) de outros municípios estão sendo constantemente verificados junto às secretarias municipais, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde (Geres), para notificação oficial. Por fim, a Secretaria salienta que está vigilante e dando todo o apoio necessário para resolução dos casos", diz a Secretaria de Saúde em nota.

Recife

Por sua vez, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife esclareceu que, até esta sexta-feira (3), registrou 221 casos notificados de pessoas com lesões cutâneas a esclarecer. As ocorrências são provenientes de 46 bairros do município, com predominância na Guabiraba e em Dois Irmãos, na Zona Norte. Não há registro de agravamento associado a esses quadros.

Nesta semana, os procedimentos de monitoramento e investigação continuam, por meio da aplicação de questionários nos locais de maior incidência e da realização de novos exames clínicos e laboratoriais. "O trabalho contou, durante esta semana, com o reforço de uma equipe de dermatologistas. Outra frente é a colocação de armadilhas para a captura de mosquitos, que estão sendo instaladas nas residências de pessoas que apresentaram os sintomas", diz a Sesau.

Como as investigações ainda estão em andamento, a Sesau reforça a importância de que as pessoas não se automediquem, mantenham as mãos higienizadas e busquem uma unidade de saúde para receber orientações e tratar os sintomas.

LISTA DOS BAIRROS:

Dois Irmãos; Guabirada; Boa viagem; Ibura; Várzea; Córrego do Jenipapo; Sítio dos Pintos; Dois Unidos; Areias; Cohab; Casa Amarela; Afogados; Passarinho; Encruzilhada; Torre; Graças; Morro da Conceição; Boa Vista; Imbiribeira; Iputinga; Madalena; Nova Descoberta; Bomba do Hemetério; Brejo da Guabiraba; Linha do tiro; Mangabeir; San Martin; Porto da Madeira; Casa Forte; Cordeiro; Tamarineira; Jordão; Santo Amaro; Coqueiral; Água Fria; Caçote; Campo Grande; Monteiro; Vasco da Gama; Alto José Bonifácio; Mangueira; Pina; Jiquiá; Alto do Mandu; Coelhos; e Jardim São Paulo.

Tags

Autor