Vacinação contra a gripe tem aumento de procura no posto de vacinação do RioMar, na Zona Sul do Recife
Segundo a assessoria da Gerência do Distrito Sanitário 5, nesta quinta-feira (23), foram 1,2 mil vacinados contra a média de 500 por dia na semana passada. Em uma hora, nesta sexta, 145 pessoas foram imunizadas
Após a ampliação de postos de vacinação contra a gripe no Recife, houve uma grande procura pelo imunizante no local instalado no RioMar Shopping, na Zona Sul da Capital Pernambucana, na véspera do Natal. Nesta semana, a Prefeitura do Recife (PCR) disponibilizou postos de imunização em cinco shoppings, além dos 150 existentes, contra o vírus Influenza. Segundo a Gerência do Distrito Sanitário 5, nesta quinta-feira (23) foram 1,2 mil vacinados contra a média de 500 por dia na semana passada.
Nos postos que foram ampliados, já funcionava a imunização contra a covid-19. Entretanto, com a atual epidemia de gripe, muitas pessoas estão indo se vacinar contra o vírus influenza. Desde as 10h, quando o posto do RioMar foi aberto, a movimentação foi intensa. Em uma hora, entre 10h e 11h, 145 pessoas saíram do local imunizadas contra a gripe.
"Eu acho importante a gente se vacinar. Quanto mais vacinas, mais imunizantes para a gente e para a família, e para a sociedade em geral, acho bacana", conta Pedro Henrique Braga, 27 anos, que foi ao shopping apenas para tomar a dose do imunizante.
- Gripe: emergências, postos de saúde e Upinhas têm aumento da procura por atendimento no Recife
- Vacina da gripe: Pernambuco reforça que cidades devem realizar busca ativa dos grupos prioritários
- Gripe H3N2: Pernambuco confirma mais duas mortes e 179 novos casos da doença
- Gripe ou covid-19? Especialistas ressaltam importância da testagem
Quem também foi tomar a dose da vacina contra a gripe foi o pesquisador Gabriel Tavares, de 28 anos. "Eu vim tomar a vacina contra a influenza. Eu acho importante ter essa preocupação, a prevenção, porque a gente não sabe consequência dessa doença, qual a proporção que ela pode tomar", explica o pesquisador.
Casos
Desde o dia 18 de dezembro, quando foram divulgados os primeiros casos, o Estado soma 222 pessoas diagnosticadas com o vírus influenza. Entre eles, 216 para influenza A (H3N2), sendo 1 pelo critério clínico-epidemiológico, e 6 não subtipada. As análises foram realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).