COLUNA SAÚDE E BEM-ESTAR

Vacina da gripe 2021: Recife imuniza população em shoppings e de forma itinerante

Ação tem início nesta terça-feira (21)

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 20/12/2021 às 23:21
Notícia
X

O Recife anunciou, nesta segunda-feira (20), que reforçará a campanha de vacinação contra a gripe. A partir desta terça-feira (21), profissionais da Secretaria municipal de Saúde vão percorrer diversas comunidades da capital levando a vacina contra influenza. O imunizante também estará disponível nos postos já montados em cinco shoppings da cidade, que até agora funcionavam apenas para vacinação contra covid-19. A cidade também conta com 150 salas de imunização.

Nos shoppings, os postos de vacinação sem agendamento prévio funcionam de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h. Confira a localização dos postos de cada centro de compras:

  • No RioMar (Pina), o posto de vacinação está no piso L2, próximo à loja Tok&Stok;
  • No Tacaruna (em Santo Amaro), está no térreo, próximo à Livraria Leitura;
  • No Boa Vista (no Centro da cidade), está no térreo;
  • No Plaza Shopping (em Casa Forte), o posto está localizado no estacionamento do piso E3;
  • No Shopping Recife (Boa Viagem), está no piso superior, próximo ao cinema.

Para agilizar o procedimento, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

Até a quinta-feira (23), os profissionais da Secretaria vão percorrer 18 comunidades, das 8h às 12h, realizando vacinação itinerante contra o vírus influenza. Localidades escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria também vão percorrer as localidades da cidade orientando os moradores que ainda não receberam o imunizante a se dirigirem à sala de vacina mais próxima. Atualmente, a vacina é disponibilizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento, nas 150 salas de vacina da Sesau.

Lista de salas de vacinação do Recife

Salas de vacina do Recife de Jornal do Commercio

Confira a programação da vacinação itinerante:

Terça-feira (21)

- Habitacional Ignêz Andreazza - Clube do Conjunto Ignêz Andreazza, Areias (Manhã)
- Comunidade Alto Santa Tereza - Av. Chagas Ferreira, 864, Nova Descoberta - Campo Santa Tereza (Manhã e Tarde)
- Lagoa Encantada - Av. Dr. Benígno Jordão de Vasconcelos, s/n, Lagoa Encantada, Cohab - Associação de Moradores do Parque Residencial Lagoa Encantada (Manhã e Tarde)

Quarta-feira (22)

- Comunidade Santa Terezinha - Rua Mario Albuquerque Cavalcanti, próximo ao centro educativo de Santa Terezinha - Bairro Santo Amaro (Manhã)
- Habitacional Jacarazinho - Rua Pastor Jael Vieira Ferreira, 82, Arruda (Manhã)
- Alto do Mandu - Rua 04 de Março, 297. Na Igreja Batista (Manhã)
- Comunidade do Cardoso - Rua Padre Landin, 392 - Madalena - Associação dos Moradores do Sítio Cardoso (Manhã e Tarde) - também contará com o carro da vacina
- Comunidade do Sancho - Rua Alto Bela Vista, 153, Coqueiral (Manhã)
- Comunidade Ilha de Deus - Escola de Remo - Rua São José, s/n, Marco Zero (Manhã)
- Comunidade Vila Boa Vista - Av. Tancredo Neves, S/N. Brejo da Guabiraba - Ponte Azul (Manhã)
- UR10 - Rua Alto do Herval Novo, s/n, UR 10, Cohab - Próx. ao terminal de ônibus (Manhã)

Quinta-feira (23)

- Habitacional Santo Antônio - Rua Zeferino Agra, 580, Água Fria (Manhã)
- Comunidade Bangu - Rua Cerro Negro, 215, Afogados (Clube Bangu) (Manhã)
- Comunidade Cabo Hermito de Sá - Rua Cabo Hermito de Sá, S/N, Brejo da Guabiraba - Associação dos Moradores (Manhã)

A Prefeitura do Recife aplicou cerca de 455 mil doses da vacina contra gripe e o único grupo a atingir a cobertura da Campanha Nacional contra Influenza preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%, foi das puérperas. Os demais ainda não atingiram os percentuais definidos pelo órgão federal: idosos (65,8%), trabalhadores da saúde (68%), gestantes (86,7%) e crianças (89,6%). 

Pernambuco confirma morte e circulação comunitária da gripe H3N2

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (20), a circulação comunitária da influenza A (H3N2). Há 42 casos identificados critério laboratorial e um por clínico-epidemiológico. Um dos pacientes foi a óbito no domingo (12).

Os infectados são oriundos de 14 municípios, espalhados por todas as regiões do Estado, além de um de Niterói, no Rio de Janeiro.

"Precisamos lembrar que a influenza é uma doença sazonal, que já vem sendo confirmada em diversos Estados brasileiros. Apesar de preocupante, a circulação da influenza A (H3N2) deve ter uma menor repercussão em casos graves e internamentos quando comparadas às ocorrências da Covid-19. Precisamos, neste momento, de uma atenção redobrada, principalmente para as crianças, os idosos e pessoas com comorbidades severas, já que são grupos com maior risco para agravamento pela influenza", explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, durante coletiva de imprensa.

O secretário de Saúde também afirmou que foi comunicado, neste último final de semana, por unidades privadas de saúde e por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do aumento de pacientes com sintomas gripais, quadros que podem ser provocados por diversos vírus, como a covid-19 e a influenza, além de outros agentes.

“Neste momento, é de suma importância que todos os pacientes com quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag) sejam testados para covid-19 e, se negativarem, as amostras serão testadas no Lacen para uma possível infecção pela influenza. Também é fundamental redobrarmos os cuidados, especialmente com o uso da máscara, uma medida comprovadamente eficaz para controlar diversas doenças, incluindo a covid-19 e a influenza. Se a grande maioria das pessoas usar a máscara corretamente, vamos evitar as contaminações, o estrangulamento da rede de saúde e que vidas sejam perdidas para a covid e também para a influenza. A máscara pode ser um pouco desconfortável, mas salva a sua vida e pode impedir que você seja responsável pelo adoecimento de alguém que ama”, frisou.

Tags

Autor