COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Altamente transmissível, ômicron se torna variante predominante em Pernambuco, afirma secretário de Saúde

Ao todo, de 183 amostras, 124 (68%) apresentaram a linhagem ômicron

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 14/01/2022 às 15:04
LIONEL BONAVENTURE / AFP
Para especialistas, a nova variante parece revelar a grande adaptação do coronavírus em regiões sem taxa de cobertura vacinal adequada - FOTO: LIONEL BONAVENTURE / AFP
Leitura:

A ômicron já é variante predominante em Pernambuco, afirmou o secretário Estadual de Saúde, André Longo, à coluna Saúde e Bem-Estar, do JC. A confirmação veio a partir da análise feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (unidade da Fiocruz em Pernambuco) de material biológico de pacientes com confirmação para a doença. O anúncio ocorre sete dias após o Estado confirmar a circulação da variante do coronavírus. Ao todo, de 183 amostras, 124 (68%) apresentaram a linhagem ômicron e 59 (32%) foram da delta.

Leia também: "Quer ir para uma balada? Não recomendo", diz secretário de Saúde de Pernambuco após governo reduzir limite para 3 mil pessoas em eventos abertos 

As amostras analisadas foram coletadas entre os dias 26 de novembro de 2021 e 4 de janeiro deste ano. Os casos de Ômicron foram registrados a partir da coleta de pacientes provenientes de cinco cidades: Recife (59), Ipojuca (1), Caruaru (1), Salgueiro (2), além da Ilha de Fernando de Noronha (61). 

Nesta semana, o secretário fez um alerta para a população não deixar de lado os cuidados preventivos, especialmente porque a ômicron tem um maior potencial de contaminação. E os números já mostram essa velocidade da variante: a positividade dos testes rápidos de antígeno para a covid-19, nos centros de testagem, ficou em 15% na última segunda (10), enquanto que, no dia 28 de dezembro de 2021, era de apenas 3%.

"Contra ômicron, ter apenas uma dose de vacina contra covid é estar desprotegido. Precisamos de, ao menos, duas doses contra a variante. Ômicron poderá causar doença grave em quem não tem as duas doses. O potencial de reinfecção da ômicron é grande. Mas 40% dos idosos com as duas doses ainda não tomaram a dose de reforço. Os próximos dias podem ser muito grave se não mudarmos de atitude (em relação a medidas de proteção). Se mais medidas restritivas forem necessárias, adotaremos”, afirmou André Longo. 

"Quer ir para uma balada? Não recomendo", diz secretário de Saúde de Pernambuco 

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, fez declarações esta semana que revelam o quão preocupante é a atual aceleração epidêmica da gripe, acompanhada do retorno de casos de infecção pelo coronavírus, como consequência da variante ômicron, que voltou a manter a pandemia em alta em várias partes do País.

Por isso, pensar na possibilidade de realização de festas e shows agora é pensar em formas que facilitam a disseminação de vírus, o que pode levar a risco enorme de vários passos atrás e aumento de medidas restritivas.

"Se você quer ir para uma balada, eu não recomendo; nós não recomendamos. Mas, se pessoa quer, está vacinada com as três doses, faz o teste e dá negativo, a gente não pode impedir. Mas a pessoa tem que ir para o ambiente o mais protegida possível neste momento", opinou André Longo. "Uma pessoa com mais de 55 anos ou uma pessoa que tem vulnerabilidade deve procurar ter um comportamento mais protetivo, da sua saúde e da saúde dos outros. Mas se está completamente vacinada, faz o teste (e dá negativo), é possível frequentar alguns ambientes. Então, estas medidas que anunciamos hoje têm este duplo fator indutor: um para a vacina, e o outro para a testagem", acrescentou.

Secretário de Saúde diz que Pernambuco é favorável ao autoteste de covid-19: ''Já deveria ter sido adotado''

Estado inicia nesta sexta-feira (14) novo protocolo, incluindo a exigência de testagem. Governo admite que fiscalização será por 'amostragem'

Secretário de Saúde diz que Pernambuco é favorável ao autoteste de covid-19: ''Já deveria ter sido adotado''

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse na manhã desta sexta-feira (14), em entrevista à Rádio Jornal, que o Estado é favorável ao autoteste da covid-19. A liberação da testagem feita pela própria população foi uma solicitação feita pelo Ministério da Saúde à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

"Somos favoráveis ao autoteste, tem dado certo em outros países,. Já deveria ter sido liberada a partir de uma introdução de política de testagem do Ministério da Saúde. Felizmente, ainda que de forma tardia, o ministério pede autorização à Anvisa", declarou Longo. 

De acordo com o secretário, Pernambuco tem apostado fortemente na testagem como uma das vertentes para evitar o crescimento de casos de covid- no Estado. Longo diz que além de 1 milhão de teste de antígeno, que seguem sendo distribuídos para todos os municípios, outros 800 mil testes estão "engatilhados para compra". "Teste de boa qualidade, que compramos por R$ 6,99 - menor valor do Brasil. E vamos aguardar que o ministério também possa mandar mais testes", assegurou. 

A testagem negativa para covid-19 é uma das medidas que passaram a vigorar nesta sexta-feira (14), com a adoção de novo protocolo restritivo no Estado. Bares, restaurantes, cinemas e teatros, exigem agora o comprovante de vacinação. Eventos em ambientes fechados (obrigatoriamente com ate 1 mil pessoas) e eventos em ambientes abertos (até 3 mil pessoas), precisam exigir dos participantes testes antígenos ou RT-PCR para liberar a entrada. 

"O Estado não é onipresente. Não podemos e nem é possível fiscalizar cada bar, restaurante e lanchonete. Obviamente, vamos fazer isso por amostragem, mas com bastante rigor. A ideia é que as equipes possam percorrer todas as regiões do Estado", garante Longo. 

O secretário continua: "Todos nós somos responsáveis por essa fiscalização, inclusive a própria população, que imagino querer uma ambiente seguro. Deve sim acionar o Procon, a Vigilância Sanitária. Eu, se fosse dono de restaurante, empresário ou produtor de eventos, gostaria de um ambiente seguro".

Autotestagem 

O ministério da Saúde enviou na quinta-feira (13) o pedido para autorização do autoteste no País. A pasta defende que qualquer indivíduo, sintomático ou assintomático, independentemente de seu estado vacinal ou idade, que tenha interesse em realizar a autotestagem, possa fazê-la e de forma válida para comprovação. 

 

Comentários

Últimas notícias