SARAMPO

Bebê de 10 meses com suspeita de sarampo é transferido para o Hospital Oswaldo Cruz

Neste ano, foram notificados 26 casos suspeitos de sarampo, dos quais 16 já foram descartados e 10 continuam em investigação no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 14/05/2022 às 11:27 | Atualizado em 14/05/2022 às 14:09
Notícia
X

Matéria atualizada às 14h09 do dia 14 de maio de 2022

O bebê de 10 meses, morador do bairro de Coqueiral, Zona Oeste do Recife, que teve o primeiro resultado reagente para o sarampo, foi transferido para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz - unidade de referência no Estado para doenças infectocontagiosas. O quadro de saúde da criança, do sexo masculino, é estável segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio de nota.

No entanto, a pasta não divulgou informações a respeito dos familiares do bebê, se eles também foram isolados diante da suspeita da doença. Os últimos casos de sarampo foram confirmados em Pernambuco no ano de 2020, em um total de 38. Neste ano, foram notificados 26 casos suspeitos, dos quais 16 já foram descartados e 10 continuam em investigação.



“O protocolo do Ministério da Saúde para confirmação de caso, especialmente em locais em que não há circulação viral, estabelece a realização de um novo exame de sangue de 15 a 25 dias após a data da primeira coleta”, afirmou a SES. O paciente havia dado entrada no Hospital Geral de Areias, no dia 8 de maio, sendo colocado imediatamente em um leito de isolamento. Nessa sexta-feira (13), saiu o resultado do teste positivo para o sarampo e a contraprova já está agendada para o dia 26 de maio. 

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), que afirmou por nota que a criança não havia tomado a vacina contra o sarampo, porque estava apresentando um quadro com  sintomas gripais. 

"Quando suspeitou-se de sarampo a criança foi imediatamente isolada, acompanhada pela mãe, e teve amostras laboratoriais colhidas. A Secretaria explica ainda que, por estar com sintomas gripais, a criança ainda não havia recebido nenhuma dose da vacina que protege contra o sarampo. A Sesau reforça que a forma de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo é a vacinação, que está disponível durante todo o ano em mais de 150 salas de vacina do município", afirmou a pasta. 


Vacinação

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que a forma de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo é a vacinação, que está disponível durante todo o ano em todos os postos de saúde.

Para pessoas de 12 meses a 29 anos de idade, além de trabalhadores de saúde, são indicadas duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias. Já para os adultos de 30 a 59 anos, é necessária uma dose única do imunizante.

“A Secretaria de Saúde lembra, ainda, que a vacinação é uma medida de proteção coletiva, porque quanto menos pessoas adoecem, menor é a possibilidade de transmissão. Portanto, a imunização protege os grupos etários que não podem tomar a vacina”, alertou a pasta no comunicado.

Campanha Nacional de Imunização

Além disso, ocorre, neste momento, a Campanha Nacional de Imunização contra o Sarampo, voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A cobertura da campanha está em apenas 20,79% entre as crianças.

Na vacinação de rotina, a cobertura da primeira dose da vacina tríplice viral está em 69,6% e 42,8% na segunda. O preconizado pela Organização Mundial de Saúde é uma cobertura mínima de 95%. No Recife, foram aplicadas, até o momento, 40.641 doses de vacina - o que representa uma cobertura vacinal de 22,63%.


Tags

Autor