VACINAÇÃO

Após Dia D de imunização, Pernambuco tem apenas 1,75% de crianças vacinadas contra sarampo. Veja mais números

Em sábado (30) marcado por ações alusivas ao Dia D de Imunização Nacional Contra a Influenza e o Sarampo, SES-PE divulgou novos percentuais da cobertura vacinal

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 30/04/2022 às 20:37
IKAMAHÃ/SESAU-PCR
SAÚDE Amanhã (3) a campanha inicia a segunda etapa, que segue até o dia 3 de junho, oferecendo doses contra influenza e sarampo, de forma simultânea, a crianças de 6 meses a 4 anos - FOTO: IKAMAHÃ/SESAU-PCR
Leitura:

Após o início das ações alusivas ao Dia D de Imunização Nacional Contra a Influenza e o Sarampo, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou os novos percentuais da cobertura vacinal contra as doenças no Estado.

Em relação ao sarampo, o Estado aplicou 4.866 novas doses em crianças (atingindo 10.579 doses, cerca 1,75% de cobertura vacinal) e 11.810 em trabalhadores da saúde (totalizando 66.937, equivalente a 25,8%).

Em relação a influenza, foram aplicadas 62.960 doses, totalizando 340.866 doses aplicadas, o que corresponde a 9,9% da cobertura geral - a cobertura grupos prioritários é de 14,3% / Idosos – 19,8% / Trabalhadores de saúde – 31,5 % / Crianças – 1,2 % / Gestantes – 1,3% e Puérperas - 0,6%.

Os dados foram divulgados junto ao boletim da Covid-19. "Esperamos ao longo da semana observar o crescimento dessas coberturas a partir dos registros que serão realizados pelos municípios", informou a comunicação da SES-PE.

A Secretaria ainda orienta que os gestores municipais também aproveitem o momento para analisar se o paciente, seja adulto ou criança, está em dia com a proteção da Covid-19 e realizar a vacinação caso necessário.

Na próxima terça-feira (03/05), será iniciada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Campanha Nacional contra o Sarampo. Até o próximo dia 3 de junho podem ser vacinadas, com os dois imunizantes, crianças de 6 meses até cinco anos. A população estimada para esta faixa etária é de 603.525 crianças.

Já para gripe a ampliação contemplará os seguintes grupos: Gestantes e Puérperas; Povos Indígenas; Professores das escolas públicas e privadas; Pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Prefeitura do Recife

Já no Recife, o balanço parcial indicava que, até pouco antes de finalizar o dia, tinham sido vacinadas 11.873 pessoas, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde do município.

A abertura do evento aconteceu na Upinha Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade. Além dela, outra mais de 150 unidades de saúde e dois postos volantes (um no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e outro no Sítio Trindade, em Casa Amarela) também estiveram abertos para imunizar a população.

Comentários

Últimas notícias