SARAMPO

Bebê de 10 meses com suspeita de sarampo no Recife fará teste definitivo em 26 de maio, diz secretaria de Saúde

Segundo a pasta, o intervalo entre os exames segue orientação do Ministério da Saúde, que pede um novo exame de 15 a 25 dias após a data da primeira coleta para confirmação do caso

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 14/05/2022 às 17:38
Notícia
X

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informou que o bebê de 10 meses que está com suspeita de sarampo fará o segundo exame de sangue para comprovar se está infectado pelo vírus em 26 de maio. O primeiro teste - feito nessa sexta-feira (13) - teve resultado positivo.

Segundo a pasta, o intervalo entre os exames segue orientação do Ministério da Saúde, que pede um novo exame de 15 a 25 dias após a data da primeira coleta para confirmação do caso. A criança, moradora do bairro de Coqueiral, na Zona Oeste da cidade, tem histórico de síndrome gripal desde meados de abril e foi internado no último dia 8.

Por estar com sintomas gripais, a criança ainda não havia recebido nenhuma dose da vacina que protege contra o sarampo. Quando suspeitou-se de sarampo, ela foi imediatamente isolada, acompanhada pela mãe, e teve amostras laboratoriais colhidas, disse a Sesau.

O bebê foi transferido para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz - unidade de referência no Estado para doenças infectocontagiosas. O quadro de saúde da criança, do sexo masculino, é estável segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio de nota.

Vacinação

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que a forma de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo é a vacinação, que está disponível durante todo o ano em todos os postos de saúde.

Para pessoas de 12 meses a 29 anos de idade, além de trabalhadores de saúde, são indicadas duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias. Já para os adultos de 30 a 59 anos, é necessária uma dose única do imunizante.

“A Secretaria de Saúde lembra, ainda, que a vacinação é uma medida de proteção coletiva, porque quanto menos pessoas adoecem, menor é a possibilidade de transmissão. Portanto, a imunização protege os grupos etários que não podem tomar a vacina”, alertou a pasta no comunicado.

Campanha Nacional de Imunização

Além disso, ocorre, neste momento, a Campanha Nacional de Imunização contra o Sarampo, voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A cobertura da campanha está em apenas 20,79% entre as crianças.

Na vacinação de rotina, a cobertura da primeira dose da vacina tríplice viral está em 69,6% e 42,8% na segunda. O preconizado pela Organização Mundial de Saúde é uma cobertura mínima de 95%. No Recife, foram aplicadas, até o momento, 40.641 doses de vacina - o que representa uma cobertura vacinal de 22,63%.

Tags

Autor