COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

LEPTOSPIROSE: Saúde de Pernambuco confirma primeiras mortes pela doença em 2022

Com os temporais e alagamentos que têm ocorrido desde o fim de maio em Pernambuco, aumenta o alerta para o risco de leptospirose

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 12/06/2022 às 17:13
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
PERIGO Alagamentos gerados pelas últimas chuvas aumentam o alerta para o risco de leptospirose - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou, no mais recente boletim epidemiológico, as duas primeiras mortes por leptospirose do ano no Estado. A doença é transmitida pela urina de animais com a bactéria leptospira, principalmente ratos

As vítimas fatais foram dois homens que moravam em cidades no Grande Recife. Um deles residia em Jaboatão dos Guararapes e tinha 31 anos; o outro era de Olinda e tinha 25 anos. Os óbitos ocorreram em janeiro, mas só foram confirmados este mês pela SES. 

Ao longo de todo este ano, até o momento, foram notificados oito mortes por leptospirose em Pernambuco: duas foram confirmadas e seis permanecem em investigação. 

Além disso, segundo dados consolidados no último dia 6, no boletim da SES, foram notificados 136 casos de leptospirose, sendo 32 confirmados. Desse total, 13 são de moradores do Recife, 4 de Olinda e 4 de Jaboatão dos Guararapes. Os demais são de outras cidades do Estado. Ainda do total de 136 casos notificados, 33 foram descartados e 71 estão em investigação.

Em todo o ano de 2021 foram notificados 441 casos: 131 casos confirmados (34 deles foram a óbito), 184 descartados e 126 ainda permanecem em investigação.

Com os temporais e alagamentos que têm ocorrido desde o fim do mês passado em Pernambuco, aumenta o alerta para o risco de leptospirose. A contaminação ocorre porque, quando as inundações acontecem, a urina de ratos existente em esgotos e bueiros mistura-se ao alagamento e à lama. 

Neste período de fortes chuvas, então, é preciso reforçar a mensagem sobre os riscos do contato com água suja ou lama contaminada pela leptospira e a importância de lavar a área afetada. Os serviços de saúde também precisam ficar atentos para fazer o diagnóstico e a assistência ao paciente, a fim de evitar o agravamento do quadro e até mesmo óbitos. 

No caso de contato com água contaminada, a indicação é lavar bem a área do corpo com água limpa e sabão. Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), o hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) mata as leptospiras e deve ser usado para desinfetar reservatórios de água (um litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água do reservatório), locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada (um copo de água sanitária em um balde de 20 litros de água).

Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas.

O que é leptospirose?

A doença é causada por uma bactéria presente na urina do rato que normalmente se espalha pela água suja de enchentes e esgotos.

Leptospirose: como ocorre a contaminação? 

As pessoas podem ficar doentes quando entram em contato com água ou lama contaminada pela urina de roedores (ratazanas, ratos de telhado e camundongos). A bactéria entra na pele, com ou sem ferimentos, quando em contato com água contaminada.

É possível se prevenir da leptospirose? 

Sim. Confira alguns cuidados: 

  • Evite o contato em áreas com água ou lama de enchentes ou esgotos. Não deixe que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos
    Após as águas baixarem, será necessário retirar a lama e desinfetar o local, sempre com proteção
  • Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas. Se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés
  • Após as águas baixarem, será necessário retirar a lama e desinfetar o local, sempre com proteção
  • Devem ser lavados pisos, paredes e bancadas, desinfetando com água sanitária, na proporção de duas xícaras das de chá (400 ml) desse produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos
  • Tenha cuidado com os alimentos que tiveram contato com água de enchente. Alguns devem ser jogados fora
  • É importante limpar e desinfetar a caixa d’água

Quais os sintomas da leptospirose? 

A doença é caracterizada por febre, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas pernas, na área das panturrilhas: batata da perna). Os sintomas podem aparecer até 30 dias após o contato com a água ou lama.

Também podem ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, pode aparecer icterícia (pele olhos amarelos), sangramento e alterações urinárias.

Na presença de febre, dor de cabeça e dores no corpo até 40 dias depois de se ter entrado em contato com a água da enchente ou do esgoto, é preciso procurar uma unidade de saúde. É importante relatar ao médico sobre o contato com água da chuva.

Comentários

Últimas notícias