CUIDADOS

Infectologista dá dicas de como se proteger da leptospirose

Caso seja necessário entrar em contato com áreas alagadas, é necessário o uso de botas ou sacos plásticos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/02/2019 às 21:20
Foto: Reprodução/ TV Jornal
Caso seja necessário entrar em contato com áreas alagadas, é necessário o uso de botas ou sacos plásticos - FOTO: Foto: Reprodução/ TV Jornal
Leitura:

Em período de chuva, uma das maiores preocupações dos médicos e, principalmente da população, é a possível transmissão da leptospirose, que é transmitida através da urina de ratos. Com a grande quantidade de chuvas, o risco de alagamento é maior e com isso há possibilidade da água estar contaminada com a urina do animal.

De acordo o infectologista Paulo Sérgio Ramos, é necessário alguns cuidados ao entrar em contato com o alagamento. "A pessoa deve primeiro evitar esses ambientes alagados, mas se não houver a possibilidade de reverter a situação, nós recomendamos algum tipo de proteção como por exemplo, um bota de cano longo e de borracha. No entanto, se não tiver a bota, utilizar algum saco plástico longo e dar um nó para que a água não entre em contato com a pele", afirmou.

Caso o indivíduo não consiga se proteger com uma bota ou um saco plástico, o médico alertou para que o indivíduo lave a pele o mais rápido possível. "Ao entrar em contato, imediatamente deve-se procurar uma torneira e lavar o local exaustivamente com água e qualquer tipo de sabão na tentativa de remover o máximo possível contato da bactéria com a pele", informou Ramos.

Atendimento médico

O infectologista informa que ao apresentar sintomas como febre, dores musculares e dor de cabeça é preciso procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Confira a reportagem da TV Jornal 

Últimas notícias