CIRURGIA

Primeiro transplante de coração é feito pela equipe do Procape, da UPE, após 20h de trabalho

Foram, ao todo, 20 horas de trabalho que incluíram estratégia, discussão clínica, captação do órgão e a cirurgia de transplante cardíaco em si

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 28/06/2022 às 12:05 | Atualizado em 01/07/2022 às 18:55
Notícia
X

A equipe do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape) conseguiu dar a um paciente uma nova chance. Nesta semana, foi feito o primeiro transplante de coração da unidade, situada em Santo Amaro, na área central do Recife.

Foram, ao todo, 20 horas de trabalho que incluíram estratégia, discussão clínica, captação do órgão e a cirurgia de transplante cardíaco em si. Bem sucedido, o procedimento fez um novo coração pulsar sem intercorrências.

Mais detalhes sobre o procedimento serão dados em coletiva de imprensa às 15h desta terça-feira (28) pelo hospital, vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE).

O Procape estava apto a realizar a cirurgia desde 3 de novembro de 2021, desde que um órgão estivesse disponível para atender aos pacientes em fila de espera, cadastrados junto à Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE). O processo de credenciamento do Procape junto à CT-PE teve início em dezembro de 2017, como informou este JC pela coluna Saúde e Bem-estar, da repórter Cinthya Leite.

Atualmente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o procedimento é realizado também pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e pelo Real Hospital Português (RHP). Nos setores privados e por convênio, o transplante cardíaco é feito pelo Jayme da Fonte e pelo Memorial São José.

Como funciona o procedimento?

A equipe responsável por um transplante de coração tem em torno de quatro horas para preparar o paciente e realizar o transplante do órgão doado. A cirurgia dura, em média, o mesmo período de tempo. O primeiro procedimento do tipo em Pernambuco foi realizado há mais de 30 anos.

Operando desde 1994 para regular a lista de receptores de órgãos, a Central de Transplantes de Pernambuco atualmente tem 14 pessoas na lista de espera para receber um novo coração.

Tags

Autor