VACINAÇÃO

Vacina vencida em Pernambuco? Entenda o que está acontecendo com o imunizante contra covid-19 da AstraZeneca

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em todo o País, a ampliação do prazo de validade de lotes da vacina AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz. Em vez de seis meses, imunizante passa a valer por nove meses

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 04/07/2022 às 19:16 | Atualizado em 04/07/2022 às 20:09
DAY SANTOS / JC IMAGEM
População pode ficar tranquila porque aumento do prazo de validade da vacina Astrazeneca foi autorizado pela Anvisa - FOTO: DAY SANTOS / JC IMAGEM
Leitura:

Em algumas filas para tomar vacina contra a covid-19, no Recife, neste último fim de semana, surgiram comentários de que as doses aplicadas estavam vencidas. A informação não procede.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em todo o País, a ampliação do prazo de validade de lotes da vacina AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz.

Com a aprovação da Anvisa, comunicada às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde no início do mês de abril, a validade de alguns lotes da vacina AstraZeneca/Fiocruz passou de seis meses para nove meses.

Segundo a superintendente de imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, as pessoas podem ficar tranquilas porque o aumento do prazo de validade não compromete a eficácia do imunizante. Ela diz que isso já ocorreu com outras vacinas, como a de febre amarela.

"A vacina continua segura. A validade da Astrazeneca foi postergada pela Anvisa a pedido do laboratório fabricante, depois de analisar que o imunizante permanece com sua potência e eficácia", explica Ana Catarina. "Não temos registro de aumento de reações adversas", diz.

A decisão da agência reguladora considerou pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária. "Com a autorização excepcional, embora tragam a validade de seis meses no rótulo por terem sido fabricados antes da ampliação do prazo, podem ser utilizados por nove meses", enfatiza o órgão nacional.

O último balanço da Secretaria Estadual de Saúde mostra que desde o início da vacinação contra a covid-19 em Pernambuco, em janeiro de 2021, até esta segunda-feira (04) já foram aplicadas cerca de 20 milhões de doses. Desse total, 84% das pessoas estão com a cobertura vacional completa.

Ana Catarina informa que menos de 5% das doses de Astrazeneca que chegaram a Pernambuco estão no grupo que teve a validade ampliada. "Ainda temos cerca de 300 mil doses de Astrazeneca em estoque. Provavelmente vamos usá-las neste mês de julho e em agosto", diz a superintendente do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE).

ORIENTAÇÃO

"Pontualmente recebemos alguns relatos de negativas em relação à vacina. Mas todos os serviços que ofertam a vacina no Recife estão munidos da nota técnica da Anvisa que respalda a extensão do prazo de validade. Portanto, não existe vacina vencida sendo aplicada", esclarece a secretária executiva de Planejamento da Saúde do Recife, Yluska Reis.

A pessoa que será vacinada pode pedir para conferir o número do lote da vacina que vai tomar e checar se está no grupo de doses com o vencimento aumentado. Isso porque a data que consta no rótulo pode estar ultrapassada, mas o que valerá é o novo prazo autorizado pela Anvisa. "Em todos os pontos de vacinação há essas listas", informa Yluska.

Na capital pernambucana já foram aplicadas 4,1 milhões de doses de vacina contra a covid-19. Há 1.582.899 pessoas vacinadas, das quais 1.463.090 estão com o esquema vacinal completo.

Comentários

Últimas notícias