COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Recife terá oito pontos de testagem itinerante de HIV/aids, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis; confira os locais

Projeto terá oito pontos de testagem de forma itinerante em toda cidade, a partir desta quinta-feira (4)

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 02/08/2022 às 16:05 | Atualizado em 02/08/2022 às 16:15
SESAU RECIFE/DIVULGAÇÃO
Projeto busca descentralizar as testagens rápidas e distribuir preservativos e insumos de prevenção às ISTs - FOTO: SESAU RECIFE/DIVULGAÇÃO
Leitura:

O projeto Vamos Prevenir, Vamos Testar, da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, realiza a sua 26ª edição com diversos pontos de exames na cidade. A iniciativa leva informações sobre prevenção e cuidados em relação às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais

O projeto começa nesta quinta-feira (4) e passará de forma itinerante pelo Programa Academia da Cidade (PAC) nos polos da Ilha de Joaneiro, no Torreão; Engenho do Meio, na Zona Oeste, e Burity, na Macaxeira; na Ceasa, no Curado; Sesc Santo Amaro, no bairro de mesmo nome; Praça de Casa Forte, na Zona Norte; e Uninassau, nas unidades das Graças.

O projeto busca descentralizar as testagens rápidas e distribuir preservativos e insumos de prevenção às ISTs

“O projeto tem como objetivo ressaltar a importância da prevenção e dos testes rápidos na saúde sexual da população. Nesta edição, teremos o Programa Academia da Cidade, os Distritos Sanitários 5 e 7, o Rotary Club e a Uninassau como parceiros, fortalecendo a importância de levar informação e testes para os recifense”, conta o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro. 

Nas unidades da Uninassau, a testagem será oferecida de forma exclusiva para os estudantes da universidade. Essa é uma forma de conscientizar e manter essa população que está numa idade sexualmente ativa atenta aos cuidados necessários para evitar as infecções sexualmente transmissíveis.

Na rede municipal, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para ISTs de forma rotineira, em diversas unidades de saúde. Além disso, existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAEs) para as pessoas com HIV/aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena; e o segundo no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. 

A Secretaria de Saúde oferece ainda testagem rápida para as infecções sexualmente transmissíveis, rotineiramente, no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, de segunda a sexta, das 8h às 16h; na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, às segundas, quartas e sextas, das 8h às 16h, e no SAE Lessa de Andrade e Ambulatório LGBT - Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, todas as terças, das 8h às 16h, e às sextas, das 8h às 16h.

Confira a programação de agosto do "Vamos Prevenir, Vamos Testar": 

  • 04/08 - Academia da Cidade Ilha de Joaneiro - Av. Governador Agamenon Magalhães, S/N, Torreão, das 17h às 20h
  • 11/05 - Academia da Cidade Polo Engenho do Meio - Praça Do Engenho Do Meio, Engenho do Meio, das 17h às 20h
  • 18/08 - Academia da Cidade Polo Burity - Av. Norte Miguel Arraes De Alencar, S/N, Macaxeira, das 17h às 20h
  • 20/08 - Ceasa - Rodovia BR-101 Sul, S/N , Curado, das 9h às 12h
  • 26/08 - Sesc Santo Amaro - Praça do Campo Santo, 1-101, Santo Amaro, das 13h às 17h
  • 27/08 - Praça de Casa Forte, Casa Forte, das 9h às 12h
  • 29/08 - Uninassau, Rua Joaquim Nabuco, 778, Graças, das 17h às 20h - exclusiva aos estudantes da universidade
  • 31/08 - Uninassau, Rua Joaquim Nabuco, 778, Graças, das 9h às 12h - exclusiva aos estudantes da universidade
  •  

Comentários

Últimas notícias