COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Estados Unidos declaram emergência sanitária por varíola do macaco

Medida permite ao governo destinar recursos, coletar dados e mobilizar profissionais adicionais para combater a doença

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 04/08/2022 às 17:23 | Atualizado em 04/08/2022 às 19:39
MARIO TAMA/AFP
Na quarta-feira (3), trabalhadores da saúde recebem a dose de vacina contra varíola na Califórnia (EUA) - FOTO: MARIO TAMA/AFP
Leitura:

Da AFP

Os Estados Unidos declararam, nesta quinta-feira (4), emergência de saúde pública pela varíola dos macacos.

A medida permite ao governo destinar recursos, coletar dados e mobilizar profissionais adicionais para combater a doença.

"Estamos preparados para elevar a resposta a este vírus a outro patamar e instamos a todos os americanos a levar a sério a varíola do macaco e assumir a responsabilidade de nos ajudar a enfrentar este vírus", disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Xavier Becerra. 

Na Califórnia (EUA), trabalhadores da saúde receberam vacina contra varíola na quinta-feira (3). O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência no último dia 1º, devido à expansão do surto. 

Novos sintomas da varíola dos macacos 

Uma pesquisa científica identificou novos sintomas relacionados ao surto atual de varíola dos macacos: dor na região do ânus e inchaço no pênis. As conclusões, segundo publicou a Estadão Conteúdo, foram apresentadas após a análise clínica de 197 pacientes em Londres entre maio e julho de 2022.

"Novas manifestações clínicas da infecção por varíola dos macacos foram identificadas, incluindo dor retal e edema peniano. Essas apresentações devem ser incluídas nas mensagens de saúde pública para auxiliar no diagnóstico precoce e para reduzir a transmissão", indicam os pesquisadores.

Segundo o estudo, publicado na revista British Medical Journal, dos 197 participantes da pesquisa, todos eram homens e apenas um não fazia sexo com outros homens. A média de idade dos pacientes investigados era de 38 anos. Todos apresentavam lesões cutâneas, principalmente nos genitais ou na região perianal. Oito pacientes apresentavam mais de cem lesões. Boa parte também relatou sintomas como febre e dor.

Um terço dos participantes (71) relatou dor na região do ânus, 16,8% tiveram dor de garganta e 15,7% edema (inchaço) no pênis. Lesões na boca atingiram 27 pacientes (13,7%), de acordo com a pesquisa. Vinte pacientes foram internados no hospital para controle dos sintomas.

"Essas descobertas confirmam a transmissão comunitária sem precedentes em andamento do vírus da varíola entre gays, bissexuais e homens que fazem sexo com homens no Reino Unido", concluíram os pesquisadores, ligados à Fundação Guys and St Thomas, do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Comentários

Últimas notícias