COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

DIA NACIONAL DA SAÚDE: entenda como o colesterol alto pode levar a infarto e derrame

A data desponta como um alerta para a prevenção de problemas frequentes e que infelizmente têm se tornado comuns com a adoção de hábitos pouco saudáveis. Entre eles, está o colesterol alto

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 05/08/2022 às 11:03 | Atualizado em 05/08/2022 às 11:09
Notícia
X

Esta sexta-feira (5) é marcada pelo Dia Nacional da Saúde, instituído pela Lei 5.352, de 1967, com o objetivo de despertar na população a consciência do valor da saúde. A data também faz alusão à memória do médico e sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872. Com crise de insuficiência renal, ele morreu no dia 11 de fevereiro de 1917, com apenas 44 anos.

O Dia Nacional da Saúde desponta como um alerta para a prevenção de problemas frequentes e que infelizmente têm se tornado comuns com a adoção de hábitos pouco saudáveis. Entre eles, está o colesterol alto. De acordo com o Ministério da Saúde, quatro em cada 10 brasileiros adultos (ou seja, 40% da população) têm taxas altas de colesterol no sangue, um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

"O colesterol fora dos padrões médicos aceitáveis é silencioso e muitas vezes só é descoberto já com eventos como infarto ou AVC (acidente vascular cerebral), quando já é tarde para a prevenção", diz o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco (SBC-PE), Carlos Japhet. 

O cardiologista também explica que nem todo colesterol presente no nosso corpo é maléfico. "O organismo já produz colesterol, que é indispensável para a nossa saúde. Mas, existe o bom e o ruim. O HDL (bom) recolhe o colesterol acumulado nos vasos sanguíneos para eliminá-lo pelo fígado e o LDL (ruim), quando acumulado, pode provocar o entupimento das artérias e o surgimento de doenças (como infarto e derrame)", esclarece.

Outros fatores que interferem nos níveis de colesterol no organismo são: alimentação desbalanceada, excesso de peso, uso de alguns medicamentos, menopausa e causas genéticas. As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no Brasil.

Com a proximidade de 8 de agosto, Dia Mundial de Combate ao Colesterol, vale lembrar que os cuidados prévios são ainda o melhor caminho para evitar doenças graves relacionadas ao colesterol ruim. "Realizar exames preventivos regularmente é a melhor maneira de monitorar o avanço do colesterol e a saúde como um todo. Além disso, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regulares são caminhos capazes de controlar os níveis de colesterol no organismo", frisa Carlos Japhet.

 

Tags

Autor