A partir de amanhã começam as campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de menores de 15 anos. Em Pernambuco, o cenário das coberturas vacinais para as principais vacinas presentes no calendário de rotina dos postos de saúde continua a preocupar. Estão bem abaixo da meta as vacinas contra a poliomielite (55,97%), tríplice viral (64,02% na primeira dose e 37,30% na segunda), hepatites A e B (52,08% e 59,05%) e rotavírus (55,26%). O Ministério da Saúde preconiza que sejam atingidos pelo menos 90% de cobertura, a fim de se alcançar proteção para as doenças que podem ser prevenidas pela imunização.
Mais de 2,4 mil salas de vacinação no Estado estarão mobilizadas, de amanhã a 9 de setembro, para receber mães, pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes para atualização da situação vacinal. O "Dia D" de mobilização nacional está marcado para o dia 20 de agosto.
O Programa Nacional de Imunização (PNI-PE) já encaminhou para os municípios pernambucanos cerca de 2 milhões de doses de vacinas para a realização das duas campanhas. Em Pernambuco, 667.338 crianças com até 4 anos de idade estão aptas a receber a vacina de proteção contra a poliomielite. Para a doença, a vacinação acontece de forma indiscriminada na faixa etária de 1 a 4 anos. Já na estratégia de multivacinação, a população-alvo são as crianças e os adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos.
A cobertura vacinal dos últimos anos para poliomielite tem preocupado os gestores de saúde. Quando se consideram as crianças menores de 1 ano, Pernambuco tem observado queda expressiva nesses indicadores. Desde o ano de 2019, a taxa de cobertura vacinal começou a ficar abaixo dos 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), com 85,6%. Nos anos posteriores, esse índice continuou a cair: 71,7% em 2020 e 67% em 2021.
"Atualmente, existem dois países endêmicos para poliomielite: Paquistão e Afeganistão. Desde novembro de 2021, foram identificados dois casos do poliovírus selvagem (PVS), um no Malawi e outro em Moçambique, áreas que até então eram consideradas livres da circulação do vírus, demonstrando que não devemos baixar a guarda quando o assunto é vacinação. Todos os países possuem risco de reintrodução de doenças, como é o caso do sarampo no Brasil", afirma a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.
Ela destaca que o Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1990. Em 1994, o País recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem (PVS).
"Estratégias como funcionamento de salas de vacinação em horário alternativo e, até mesmo, nos fins de semana, assim como pontos volantes de imunização em locais com grande circulação de pessoas são muito bem-vindas para gerar meios de acesso da população aos imunizantes. Já realizamos a distribuição das doses das vacinas e das seringas de aplicação para que os gestores municipais iniciem suas ações, e Pernambuco possa melhorar seus índices de cobertura, a fim de proteger uma importante parcela de nossa população, formada por meninas e meninos abaixo dos 15 anos", reforça o secretário Estadual de Saúde, André Longo.
A superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, frisa que as vacinas presentes no calendário nacional podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo, após a aplicação da vacina contra a covid-19, na população a partir de 3 anos de idade.
O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) comemora os 30 anos do título de Hospital Amigo da Criança. É a 1ª instituição do Brasil a ter o reconhecimento. Outorgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Ministério da Saúde, o título comprova o pioneirismo ao aleitamento materno estimulado pelo professor Fernando Figueira.
"É uma honra participar desta iniciativa em um hospital que mantém a qualidade do serviço durante 30 anos", diz a coordenadora do Banco de Leite do Imip, Vilneide Braga. Para comemorar o título, será lançada uma exposição no Museu do Imip nesta quarta-feira (10).
A clínica geral Diana Campos ministra palestra sobre saúde e bem-estar durante o evento Viveza Avance, no próximo dia 17, das 19h às 20h, no Shopping Patteo, em Bairro Novo, Olinda. O encontro, que será no auditório da Faculdade Maurício de Nassau do mall, traz como tema a conexão corpo-cérebro no processo de emagrecimento.
As inscrições são gratuitas (há 50 vagas disponíveis) e podem ser feitas através do WhatsApp (81 99193-2851) ou pelo link: doity.com.br/diana. O evento é promovido pela farmácia de manipulação Viveza.
Estão abertos agendamentos para o atendimento gratuito em saúde bucal na Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Estácio Recife, no Prado, Zona Oeste do Recife. As consultas são realizadas pelos estudantes do curso de odonto da instituição, sob supervisão dos professores e preceptores.
A população adulta pode receber gratuitamente atendimentos odontológicos como aplicação de flúor, cirurgia oral menor, biópsia, restauração e endodontia (canal) unirradicular. Interessados já podem marcar a consulta pelo telefone 81 3225-8909.
No livro O voo da borboleta, a dentista Manuela Arnaud traz relatos que mostram o quão necessário é desenvolver a resiliência — capacidade que podemos desenvolver para enfrentar, superar e ser transformado pela adversidade.
Na publicação, ela relembra a sua trajetória de altos e baixos. "Todos os seres precisam respeitar os processos (...) para adquirir a estrutura necessária para viver em um ambiente que também evolui, e os desafios passam a ser diferentes, mas não deixam de existir". Em tempos turbulentos, ler Manuela se faz mais do que necessário para nos fortalecer. Confira: linktr.ee/Manuelaarnaud.
O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), em parceria com a Fundação Hemope, promove amanhã, das 14h às 17h, o minicurso Formação de agentes multiplicadores da doação de sangue. A iniciativa tem como foco profissionais de enfermagem e da assistência social, mas é aberta ao público em geral.
A capacitação ocorre por uma plataforma online e tem como objetivo formar profissionais que atuem na captação de doadores de sangue. O minicurso será ministrado pela assistente social Josinete Gomes, servidora da Fundação Hemope. Inscrições gratuitas neste link: even3.com.br/selsocial12022.
Agosto Branco é a campanha que alerta para o câncer de pulmão. O tabagismo é a condição mais associada a esse tumor, mas há registros em quem nunca fumou, como o pai da cantora Anitta, Mauro Machado, diagnosticado recentemente com a doença.
Poluição do ar, fumo passivo e exposição a agentes carcinogênicos estão associados ao desenvolvimento do tumor em quem nunca fumou. "Estudos mostram que pacientes com câncer de pulmão que não são tabagistas respondem melhor a tratamentos e têm maior taxa de cura, em relação aos fumantes", afirma o cirurgião torácico Wolfgang Aguiar.