CANSADO o tempo todo? Veja possíveis motivos
Pesquisa mostra que uma, em cada oito pessoas, diz que se sente cansada o tempo todo
Sentir cansaço excessivo o tempo todo, associado a pouca energia e a uma imensa vontade de dormir que interfere nas atividades diárias, requer atenção.
Não é pequeno o universo de pessoas que se sente assim todos os dias.
Uma pesquisa realizada pela YouGov, empresa de pesquisa de mercado baseada na internet, mostra que uma em cada oito pessoas diz que se sente cansada o tempo todo. E uma, em cada quatro, sente cansada a maior parte do tempo.
O levantamento foi feito recentemente no Reino Unido e chama a atenção para os motivos que podem estar por trás desse cansaço excessivo.
Dormir mal desponta como uma das causas desse cansaço que parece sem fim.
No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro do Sono, a insônia atinge aproximadamente 4 a cada 10 brasileiros. Ou seja, 40% da população no País sofrem com a má qualidade do sono.
Mas há quem relate que dorme oito horas por noite (ou até mais) e, ainda assim, o cansaço toma conta de todo o corpo e mente.
Então, o que pode explicar o cansaço o tempo inteiro? Confira abaixo:
APNEIA DO SONO PROVOCA CANSAÇO E RONCO
Sinais de ronco, cansaço diurno e/ou pausas na respiração durante o sono devem alertar para a necessidade de investigação para apneia do sono, o distúrbio do sono mais comum.
Um estudo publicado no The Lancet Respiratory Medicine analisou a prevalência da apneia do sono em diversos países e identificou que o percentual de pessoas com o distúrbio pode chegar a 49,7% da população no Brasil.
O diagnóstico pode ser feito por meio de um exame chamado polissonografia, que avalia a frequência e a gravidade das pausas respiratórias durante o sono, entre outros fatores.
CANSAÇO: Assista a esta entrevista sobre esgotamento físico e mental
POR QUE O CAFÉ CAUSA CANSAÇO? E O ÁLCOOL?
O café é conhecido como a bebida que nos mantém acordados, pois a cafeína estimula o sistema nervoso central e inibe a adenosina, neurotransmissor responsável pelo sono.
Por isso, evitar tomar café à noite é uma das práticas recomendadas para uma boa noite de sono, o que evita o cansaço ao longo do dia.
Por outro lado, consumido com moderação, o café estimula a adrenalina, o que aumenta o foco e a concentração. Assim, provavelmente há poucas razões para se preocupar com uma ou duas xícaras de café pela manhã, mas é bom evitar consumi-la após as 18h.
Quanto ao álcool, consumir perto da hora de dormir pode influenciar na qualidade do sono, causando interrupções no processo durante a noite.
POR QUE A FALTA DE FERRO CAUSA CANSAÇO?
O ferro é um mineral bem importante para a manutenção da nossa saúde e para atuar no fortalecimento do sistema imune.
Quando temos deficiência de ferro, aparecem sinais como cansaço, sono excessivo, fraqueza, diminuição da capacidade produtiva e dificuldades no aprendizado.
Por isso, nesses casos, aparece uma sensação diária e constante de cansaço.
A suplementação de ferro não deve ser feita sem orientação médica.
DESIDRATAÇÃO CAUSA CANSAÇO?
Não são apenas boas noites de sono e descanso que diminuem a fadiga excessiva. Saiba que beber água também dá energia para o corpo.
Quando o organismo começa a emprestar água para o sangue, falta oxigênio, o que leva a sensação de cansaço e sonolência.
QUEM TEM DIABETES SE SENTE MUITO CANSADO? DIABETES DÁ MUITO SONO?
O cansaço excessivo é uma manifestação que também pode aparecer em pessoas com diabetes mal controlada. Isso ocorre especialmente porque a doença, sem tratamento adequado, leva a uma incapacidade das células em receber glicose - principal fonte de energia das células.
Sem esse combustível (a glicose), em níveis adequados, no nosso organismo, as pessoas produzem menos energia, o que leva a sintomas como fadiga e sensação de falta de energia.
QUEM TEM HIPOTIREOIDISMO SENTE FRAQUEZA E CANSAÇO?
O hipotireoidismo é caracterizado pela falta de atividade da tireoide, glândula pequenina situada no pescoço e que pesa não mais que 30 gramas. Porém, ela exerce uma baita influência no funcionamento de todo o organismo.
Se essa glândula começar a desandar, a saúde sai do tom. Tanto descompasso é causado pela alteração no TSH, que é o hormônio que estimula a tireoide. Isso faz o metabolismo ficar lento.
Quando o hipotireoidismo não é diagnosticado, ou quando não é tratado adequadamente, podem aparecer sinais como cansaço extremo e desânimo fora do comum, além de outras manifestações.
Procure orientação médica
É importante que, ao sentirem um cansaço contínuo e além do normal, mesmo após repouso e relaxamentos, as pessoas procurem ajuda médica especializada para investigar a origem do problema.
PARA QUE SERVE MELATONINA? MELHORA O CANSAÇO?
Melatonina é um hormônio produzido naturalmente no cérebro humano, que auxilia no ciclo vigília-sono (também chamado de “relógio biológico”).
Essa substância pode ser encontrada em pequenas concentrações nos alimentos, incluindo morango, cereja, uva, banana, abacaxi, laranja, mamão papaia, manga, tomate, azeitona, cereais, vinhos, carne (frango, carneiro, porco), leite de vaca e outros produtos alimentícios.
- MELATONINA: o que é e quais são seus benefícios? Saiba mais sobre o ‘hormônio do sono’
- O que é MELATONINA? Quais são os benefícios? Entenda tudo sobre o 'hormônio do sono'
- DISTÚRBIOS DO SONO: dormir pouco representa risco à saúde de adolescentes; entenda
- Como dormir bem? Veja dicas para superar a insônia e ter uma noite de sono melhor
- O que é bom para o BEBÊ DORMIR a noite toda? Pediatra dá 4 dicas para um SONO tranquilo
A melatonina também pode ser produzida sinteticamente.
A melatonina tem seu uso estabelecido na clínica médica no tratamento de alguns distúrbios do sono, como insônia por fase retardada, ciclo vigília-sono com períodos diferentes de 24 horas, latência prolongada do sono, distúrbios comportamentais do sono REM, assim como na correção dos distúrbios causados pelo já conhecido jet-lag.
Atualmente, a melatonina está disponível nas farmácias e pode ser comprada sem receita, como um suplemento alimentar, uma categoria de produtos destinada à complementação da dieta de pessoas saudáveis com substâncias presentes nos alimentos, incluindo nutrientes e substâncias bioativas, onde se enquadra a melatonina.
A melatonina já é utilizada em diversos países como suplemento alimentar e como medicamento, com condições de uso variadas.