SAÚDE

MELATONINA: o que é e quais são seus benefícios? Saiba mais sobre o ‘hormônio do sono’

Saiba quais são os benefícios da melatonina no seu organismo

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 17/05/2022 às 19:18 | Atualizado em 17/05/2022 às 19:21
Notícia
X

Em 2021, a Anvisa autorizou a venda de melatonina como suplemento alimentar. As cápsulas do conhecido ‘hormônio do sono’ passaram a ser vendidas nos balcões de farmácias em doses de até 0,21 mg, de acordo com as normas da agência.

Apesar da melatonina ser uma antiga conhecida de muitos brasileiros que viajam para fora do país, como para os Estados Unidos, onde doses maiores são liberadas para venda livre, muitos estão conhecendo o hormônio agora.

O que é a melatonina?

Tendo ficado popular por ajudar quem tem dificuldade para dormir, a melatonina é uma molécula reguladora da glândula pineal. De acordo com o nutricionista Jefferson Arruda, especialista em fitoterapia e longevidade saudável, a glândula pineal tem uma atividade metabólica elevada durante o dia, mas à noite ela desliga para que suas funções sejam restauradas.

É nesse processo noturno que a melatonina entra em ação, requerendo a presença de níveis adequados da molécula para que o pleno funcionamento da glândula pineal seja reestabelecido.

“Entre as 21h e 22h começa a haver uma elevação cumulativas dos níveis noturnos de melatonina, chegando ao seu ponto máximo entre meia noite e 1h da manhã”, explica Arruda.

Entretanto, alguns hábitos modernos, além do avançar da idade, fazem com que muitas pessoas passem a produzir menos melatonina, não sendo suficiente para colocar em restauro a glândula pineal. Nestes casos, é preciso entrar com uma suplementação da molécula.

Quais são os efeitos da melatonina?

A melatonina é mais conhecida por ajudar na qualidade do sono. Sua principal atuação é na regulação do ciclo sono-vigília e no ritmo circadiano. Assim, a ingestão de melatonina pode ajudar a dormir com mais facilidade, além de melhorar a qualidade do sono, evitando despertar precoce.

Pessoas que têm insônia sazonal e sofrem dos efeitos de jet lag - quando há uma mudança brusca de fuso-horário - também podem se beneficiar da ingestão da melatonina. Entretanto, médicos pedem cautela no uso e que não se ultrapasse a dose diária recomendada.

Além disso, a melatonina também é um poderoso antioxidante, ajudando na eliminação de radicais livres do organismo e controlando o dano oxidativo. Outros indicativos para o uso da melatonina é no auxílio à imunidade.

Contudo, como a melatonina é natural, algumas mudanças de hábitos na nossa vida já pode ajudar a proteger a produção de melatonina no nosso organismo. Confira as dicas do nutricionista Jefferson Arruda:

  • Mantenha uma rotina de sono;
  • Evite o uso intenso de iluminação artificial antes de dormir;
  • Evite o uso de telefones celulares ao deitar;
  • Evite o consumo de bebidas com cafeína depois das 16h;
  • Reduza o consumo de alimentos pesados à noite.

Tags

Autor