COLESTEROL: veja os valores de colesterol ideais para a saúde
Especialistas recomendam a realização de exames de sangue pelo menos uma vez ao ano para avaliação dos níveis de colesterol
A manutenção dos níveis médios do colesterol em nosso corpo é essencial para a preservação de uma vida saudável. Contudo, é necessário compreender que esses níveis podem variar de pessoa para pessoa.
Visto muitas vezes como o "vilão" das dietas mais extremas, o colesterol é um tipo de gordura de grande importância para o bom funcionamento das membranas de nosso organismo, pois é através dele que a captação de nutrientes a excreção de secreções ocorre.
Para se ter uma ideia, o nosso fígado é responsável pela produção de 70% do colesterol, o restante advém da alimentação.
Porém, estar atento aos níveis totais e fracionais de colesterol (LDL, triglicerídeos e HDL) é essencial para prevenção de doenças ligadas ao excesso ou falta deles, como infarto, por exemplo.
Veja os valores ideais de colesterol (em mg/dl)
As diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) não diferenciam os valores ideais de colesterol total, HDL e triglicérideos entre pessoas de baixo, médio ou alto risco.
Por isso, para todas as pessoas, os valores de colesterol devem ser:
- Colesterol total: Abaixo de 190;
- HDL: Acima de 40;
- Triglicérideos: Abaixo de 150.
Já os valores máximos de LDL são separados dependendo do grau de risco do paciente:
- Risco baixo (pessoas jovens, sem doença ou com hipertensão controlada): Abaixo de 130;
- Risco intermediário (Pessoas com 1 ou 2 fatores de risco, como tabagismo, pressão alta, obesidade, arritmia controlada, ou diabetes que seja inicial, leve e bem controlado, dentre outros): Abaixo de 100;
- Risco alto (pessoas com mais de 50 anos de idade que sejam tabagistas, sedentários, diabéticos ou hipertensos): Abaixo de 70.