DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO: veja os alimentos que fazem bem e os que fazem mal ao coração
Manter uma alimentação rica em fibras é a melhor maneira de prevenir as doenças do coração. Veja algumas dicas neste Dia Mundial do Coração
A melhor forma de prevenir as doenças do coração é cuidando da alimentação, porque os nutrientes ajudam na imunidade e impedem o aparecimento dessas enfermidades.
Para diminuir o risco em doenças cardiovasculares, é importante investir em alimentos ricos em fibras, antioxidantes, gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas.
Segundo Thalita Almeida, nutricionista e professora do curso de Nutrição da WYDEN, nossa alimentação tem uma influência direta no surgimento ou não de doenças do coração.
Leia mais: Veja 4 sinais de alerta para doenças do coração
ALIMENTOS INDICADOS PARA PREVENIR AS DOENÇAS DO CORAÇÃO
A nutricionista enumera alguns alimentos que exercem fator protetor ao coração. Confira a seguir:
- Peixes de água profundas, que são ricos em ômega 3
- Uvas vermelhas, porque as antocianinas e os antioxidantes presentes na fruta também tem fator protetor a essas enfermidades
- A utilização do azeite de oliva para fazer preparos quentes e azeite de oliva extra virgem para temperos de saladas
SOLIDÃO e ISOLAMENTO podem estar relacionados a ATAQUE CARDÍACO e AVC
ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS
- Alimentos que são ricos em gordura trans são os maiores inimigos do coração. A nutricionista cita que: “As gorduras trans foram criadas para dar palatabilidade maior aos alimentos, principalmente nos industrializados como, por exemplo, a margarina, biscoito recheado e macarrão instantâneo."
- "Outro alimento que é muito importante ser evitado é a bebida alcoólica, que parece aumentar o fator inflamatório da própria doença pré-existente', finalizou a nutricionista.