ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade
O uso de plantas medicinais é bastante comum no tratamento da ansiedade e outros transtornos; veja chás para diminuir a ansiedade
A ansiedade é um estado normal de nosso organismo e é desencadeada quando estamos frente a situações que possam gerar medo, apreensão ou até preocupação em excesso.
Porém, a ansiedade passa a ser uma patologia quando atinge um estado excessivo, prejudicando a execução de atividades rotineiras do indivíduo e, posteriormente, exigindo a utilização de medicamentos e/ou orientação psicológica.
Para auxiliar na redução dos sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo produziu um manual com chás que podem ser utilizadas no tratamento da ansiedade.
VEJA TAMBÉM: ANSIEDADE E DEPRESSÃO: problemas financeiros afetam saúde mental, diz estudo
CHÁS PARA DIMINUIR A ANSIEDADE
1. Camomila
Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central.
O chá de camomila pode ser preparado a partir das flores secas da planta ou sachês vendidos em lojas de produtos naturais certificadas pela ANVISA, e deve ser consumido três vezes ao dia.
O consumo da bebida é contraindicado para mulheres gestantes e pessoas alérgicas à planta.
2. Capim limão
O capim limão pode ser utilizado de duas maneiras: via oral ou inalatória (através do cheiro proveniente do chá). Além de ser uma planta ansiolítica, ela também é capaz de diminuir a pressão arterial.
A recomendação é que o chá de capim limão seja filtrado e consumido por até 2 vezes ao dia.
Pessoas que fazem o uso de sedativos ou hipotensores devem tomar cuidado com os efeitos potencializadores do capim limão.
3. Cidreira brasileira
A cidreira brasileira é indicada para pessoas que têm um quadro mais leve de ansiedade. Além disso, ela também pode ser útil para pessoas com insônia em estado menos avançado.
O chá da planta pode ser consumido de três a quatro vezes ao dia.
O consumo acima da quantidade recomendada pode causar irritação gástrica, bradicardia e hipotensão.
4. Lavanda
A lavanda é uma planta bastante útil para fins ansiolíticos, sedativos e antiestresse e pode ser utilizada de diversas formas durante o tratamento de pessoas com sintomas de TAG.
O chá de lavanda, por exemplo, deve ser feito a partir 1 a 2 colheres de chá das folhas secas e seu consumo dever ser feito até 3 vezes ao dia.
Recentemente, foi observado que o uso da lavanda em pessoas idosas contribui para a melhora da qualidade do sono.
5. Folhas de maracujá
As folhas de maracujá são bastante populares no tratamento dos sintomas da ansiedade e até como sedativos leves para casos de agitação nervosa.
Contudo, o tratamento com a folha de maracujá não deve ser feito em pessoas que estejam tomando sedativos ou medicações depressoras do sistema nervoso.
Seu uso também não é recomendado para as gestantes.
ORIENTAÇÃO MÉDICA
Embora o uso de plantas fitoterápicas seja bastante difundido entre as pessoas, é importante que quem deseja iniciar o tratamento procure um médico ou um farmacêutico.
O uso de plantas medicinais em quantidades acima da recomendada pode levar a intoxicações e até complicações mais graves.