OUTUBRO ROSA

CÂNCER DE MAMA: com diagnóstico aos 31 anos, jornalista compartilha experiências em livro

Relatos de jornalista nas redes sociais viram livro, que traz perspectiva de esperança neste Outubro Rosa

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 07/10/2022 às 20:24 | Atualizado em 07/10/2022 às 20:38
HEUDES RÉGIS/DIVULGAÇÃO
A jornalista Kamila Nunes recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2021, aos 31 anos - FOTO: HEUDES RÉGIS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

A jornalista Kamila Nunes, 32 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de mama no fim do ano passado. Como forma de fortalecer a si mesma e de compartilhar o caminho que tem percorrido para conviver com o tumor, ela decidiu fazer um diário em rede social.

"Esta conta aqui no Instagram, que por meses foi só minha, meu diário e minha companhia, hoje é pública. E por um motivo muito especial: esse relato virou livro, o meu primeiro", escreve Kamila, em post sobre o lançamento da obra, num momento em que a sociedade volta os olhares para o Outubro Rosa.

Esse movimento, que chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, é definido por Kamila como transformador. "O Outubro Rosa nunca foi apenas marketing. Muda a vida das pessoas", comenta Kamila.

O livro da jornalista, intitulado Aquilo Com C, traz a trajetória de reviravoltas, altos e baixos percorrida por Kamila. O lançamento, um ano após o diagnóstico do câncer de mama, acontece nesta quinta-feira (13), a partir das 17h, no Mia 182 Café, no Bairro do Recife. A obra, de 202 páginas, tem o apoio cultural da Cepe Editora.

DIVULGAÇÃO
Livro de Kamila Nunes - DIVULGAÇÃO

Assim como ocorre em milhares de casos detectados em estágio inicial, o tumor de Kamila foi assintomático. O diagnóstico foi de câncer de mama Luminal B, não hereditário. É um tipo sensível aos hormônios, mas que normalmente apresenta um nível mais acelerado de proliferação celular.

O livro traz conteúdo inspirado nos posts que estão na sua conta no Instagram, @kimioconka_. O arroba faz referência ao perfil pessoal da jornalista, o @kamilaconka_.

A orelha da publicação é assinada pela mastologista Nathalia Valois. Ela explica que o risco médio de uma mulher desenvolver o câncer de mama é de 10%, o que significa que uma em cada dez terá a doença ao longo da vida. "Em mulheres com menos de 40 anos, é um diagnóstico raro, representando menos de 10% dos casos", explica a mastologista. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres: mais de 66 mil casos novos são estimados por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

"Eu precisava escrever o que estava acontecendo comigo, o que é muito comum entre o público feminino, mas bastante raro em mulheres jovens", diz Kamila.

A jornalista começa o livro contando o acompanhamento que estava realizando de nódulos não palpáveis, no começo de 2021. Ela precisou repetir os exames em setembro daquele ano e foi na ultrassom que apareceu um nódulo novo, palpável e com aproximadamente dois centímetros na mama direita.

"Inicialmente, eu não acreditei que aquilo estava acontecendo, mas depois eu me apropriei da minha história. Decidi usá-la para mostrar que esse diagnóstico não é uma sentença de morte." Estudos mostram que a taxa de cura do câncer de mama é superior a 90%. Esse índice, vale frisar, tem relação com o diagnóstico precoce da doença.

O tratamento de Kamila incluiu a realização de quadrantectomia (cirurgia que retira parte da mama acometida pelo câncer, preservando o restante da glândula mamária), em novembro de 2021. Ela passou ainda por 16 sessões de quimioterapia e 15 de radioterapia. Atualmente, ela faz uso de hormonioterapia e realiza atividades pessoais e profissionais do dia a dia. "É uma perspectiva otimista, principalmente para as mulheres com esse diagnóstico", acrescenta Kamila.

CÂNCER DE MAMA: saiba mais nesta entrevista 

 

Comentários

Últimas notícias