MENINGITE

MENINGITE TRANSMISSÃO: meningite é contagiosa? Veja as 4 principais formas de transmissão

Entenda se a meningite é contagiosa e as principais causas da doença; confira detalhes sobre a meningite transmissão

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 08/10/2022 às 10:54 | Atualizado em 14/10/2022 às 13:08
Notícia
X

Com informações do Ministério da Saúde e do Estadão Conteúdo

A meningite é uma doença considerada endêmica por resultar em epidemias ou surtos ocasionais, pela sua facilidade de transmissão.

A doença é consequente de uma inflamação nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Um paciente pode contrair a meningite seja por uma bactéria, um vírus, fungo ou até parasita, diante das diferentes formas possíveis de contaminação.

Um do principais meios de se proteger da doença é por meio da vacinação, que torna o indivíduo menos vulnerável à transmissão da meningite.

>>> MENINGITE VACINA: quem deve tomar a vacina da meningite? Saiba tudo sobre a vacinação 

No entanto, também existem vários outros hábitos possíveis de serem incluídos na sua rotina que ajudam na prevenção da meningite.

>>> MENINGITE PREVENÇÃO: veja 5 dicas de COMO SE PROTEGER DA MENINGITE 

De acordo com especialistas ouvidos pelo Estadão, a baixa cobertura vacinal da meningite durante a pandemia de covid-19 foi um dos fatores que levou os Estados a terem um maior risco na transmissão.

Sendo assim, é importante entender como funciona a transmissão da doença para saber como evitar contrair a meningite ou contaminar outras pessoas quando se é portador.

Saiba mais sobre o que é MENINGITE:

TRANSMISSÃO DE CADA TIPO DE MENINGITE:

A forma mais comum de transmissão da meningite é por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções expelidas pelo nariz ou pela garganta do indivíduo infectado.

Porém, outra possibilidade de contaminação da doença é pela transmissão fecal-oral da meningite, causada pela ingestão de água e alimentos contaminados, ou contato com fezes.

LEIA MAIS: MENINGITE: veja 10 chás para prevenir alterações no cérebro 

Meningite Bacteriana:

A meningite bacteriana é contagiosa, pois pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio da respiração, saliva e secreções.

Os portadores devem estar atentos aos sintomas da meningite para procurar assistência médica assim que possível e se tratar, além de evitar transmitir a condição para terceiros. 

"É uma doença causada por uma bactéria com transmissão por gotículas respiratórias, atingindo uma população não vacinada e indiretamente não protegida”, explicou a infectologista especialista em doenças infecciosas, Rosana Ritchmann, ao Estadão.

No entanto, outras bactérias como a Listeria monocytogenes e da Escherichia coli, podem ser contraídas pela má higiene de alimentos.

Meningite Viral:

Quando a meningite viral é causada pelo vírus enterovírus, a transmissão acontece de forma fecal-oral ou por contato próximo, seja de toques diretos ou em itens que um portador encostou.

Caso você tenha contato físico com uma pessoa infectada ou com superfícies que contenham o vírus da meningite, é essencial que evite tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos.

Além disso, a transmissão da meningite viral se torna ainda mais comum quando o indivíduo possui o hábito de comer alimentos crus.

No caso dos arbovírus, esses podem ser transmitidos pela picada de mosquitos contaminados com meningite.

Meningite causada por fungos:

A meningite fúngica não é contagiosa, a única forma de se contaminar é pela inalação de esporos (pequenos pedaços de fungos) em solos ou ambientes contaminados com dejetos de pássaros ou morcegos.

Esses esporos entram nos pulmões e chegam até as meninges, inflamando-as e resultando no desenvolvimento dos sintomas da meningite.

Outra forma de se contrair a meningite fúngica é em contato com ambiente hospitalar, por meio do fungo Candida.

Meningite causada por Parasitas:

A meningite parasital também não é transmitida de pessoa para pessoa, sendo mais comum em animais.

Porém, o ser humano também pode contrair a meningite causada por parasitas por meio da ingestão de produtos ou alimentos contaminados na sua fase infecciosa.

>>> MENINGITE TRATAMENTO: veja como tratar 4 TIPOS de meningite 

A MENINGITE pode matar? Entenda gravidade da doença diante da meningite transmissão:

Tags

Autor