MENINGITE

MENINGITE BACTERIANA COMO PEGA? Veja como é a transmissão da meningite bacteriana

Descubra se a meningite bacteriana é contagiosa e detalhes de como funciona a transmissão; meningite bacteriana como pega?

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 11/10/2022 às 9:28 | Atualizado em 18/10/2022 às 11:42
Notícia
X

Com informações do Ministério da Saúde sobre meningite bacteriana

A meningite é uma doença considerada endêmica que pode causar surtos e epidemias ocasionais ao longo do ano.

O desenvolvimento da meningite ocorre quando bactérias, vírus, parasitas ou fungos inflamam as das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Quando se trata da meningite bacteriana, ela pode ser contraída por uma grande variedade de bactérias.

A prevalência da meningite bacteriana depende de alguns fatores como idade, estado imunitário prévio, situação epidemiológica local e tipo e localização da infecção no Sistema Nervoso Central (SNC).

LEIA MAIS: MENINGITE: veja 10 chás para prevenir alterações no cérebro 

MENINGITE TRANSMISSÃO:

A meningite bacteriana é contagiosa, ou seja, pode ser transmitida de pessoa a pessoa através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe.

"É uma doença causada por uma bactéria com transmissão por gotículas respiratórias, atingindo uma população não vacinada e indiretamente não protegida", explicou a infectologista Rosana Ritchmann, referência em doenças infecciosas, ao Estadão Conteúdo.

A principal causa de meningite bacteriana no Brasil é pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), causadora da Doença Meningocócica, também conhecida como meningite meningocócica

LEIA MAIS: MENINGITE MENINGOCÓCICA SINTOMAS: veja os 33 principais sinais da meningite bacteriana

Outra bactéria causadora da meningite bacteriana é a Streptococcus pneumoniae (pneumococo), que também resulta em doenças pneumocócicas invasivas como pneumonia bacterêmica, sepse e artrite.

Além disso, essa bactéria também é capaz de promover a contração de sinusite, otite média aguda, conjuntivite, bronquite e pneumonia.

Já a meningite bacteriana transmitida pela Haemophilus influenzae Bactéria gram-negativa pode ser classificada em seis sorotipos (A, B, C, D, E, F).

LEIA MAIS: MENINGITE EOSINOFÍLICA: veja O QUE É e 7 SINTOMAS da meningite eosinofílica

Outras bactérias menos comuns também podem causar a meningite bacteriana, como Mycobacterium tuberculosis; Streptococcus; Streptococcus agalactie; Listeria monocytogenes; Staphylococcus aureus; Pseudomonas aeruginosa; Klebsiella pneumoniae; Enterobacter sp.; Salmonella sp.; Proteus sp.

A MENINGITE pode matar?


Em geral, o período de incubação da meningite bacteriana dura, em média, de 3 a 4 dias, podendo ocorrer variações de acordo com a função do agente.

O membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBI), Marco Aurélio Safadi, reforçou ao Estadão Conteúdo a importância de se atenar aos surtos de meningite.

"É importante estar atento aos surtos, fazer a aplicação de antibióticos para os contactantes e a vacinação de bloqueio dos grupos etários que foram acometidos", finalizou Aurélio.

LEIA MAIS: MENINGITE TRATAMENTO: veja como tratar 4 TIPOS de meningite

MENINGITE: saiba como identificar os sintomas da meningite bacteriana


Tags

Autor