ansiedade

CRISE DE ANSIEDADE: Veja quais são os principais SINTOMAS de uma crise de ansiedade

Durante crises as crises de ansiedade, sintomas físicos também podem se manifestar

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 10/10/2022 às 18:21 | Atualizado em 10/10/2022 às 18:27
X

A ansiedade é um sentimento comum da natureza humana que se manifesta quando estamos frente a situações de medo, preocupação e expectativas.

Contudo, a ansiedade pode vir a ser uma patologia quando a carga emocional alcança níveis elevados, tornando-se o que especialistas chamam de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Durante a manifestação TAG ou crise de ansiedade, o indivíduo pode relatar sensações de desconforto que podem ser confundidas com a manifestação de outras doenças.

"A crise de ansiedade pode ser bastante intensa e os sintomas físicos pode variar de pessoa para pessoa, causando muito desconforto", afirma o psicólogo especialista em saúde da mente, Vinícius Assis.

O Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo:

Sintomas da crise de ansiedade

  • taquicardia 
  • dificuldade para respirar
  • dores no peito (sensação de aperto que lembra o infarto)
  • formigamento
  • dores de cabeça
  • náuseas 
  • dor no estômago
  • tensão muscular 
  • boca seca

Embora o desconforto possa causar todas essas sensações, o psicólogo afirma que a crise de ansiedade não é danosa ao nosso corpo e que a psicoterapia é uma grande aliada para quem busca tratamento.

"Não há registros de pessoas que tenham vindo à óbito durante episódios de crise de ansiedade. Contudo, através da psicoterapia, as pessoas podem vir a aprender a controlar as sensações que surgem durante a crise", afirma Vinícius.

Leia Mais: 

TRATAMENTO DA ANSIEDADE 

Pessoas com ansiedade devem procurar ajuda médica? 

De acordo com psicólogo, não exatamente, porém o acompanhamento feito por um psicólogo é recomendado. 

"A psicologia trata uma pessoa ansiosa através do acolhimento com o objetivo de proporcionar uma escuta qualificada, permitindo que o paciente possa estabelecer formas de cuidado e promoção de sua saúde mental", afirma o psicólogo. 

Vinícius complementa dizendo que, "contudo, há casos que são mais maleáveis e o sentimento de ansiedade atinge um nível tido como base de parâmetros da normalidade, sendo assim, autocuidado e psicoterapia podem auxiliar".

Pessoas ansiosas devem se automedicar? 

O psicólogo adverte que a automedicação não é uma prática recomendada para pessoas com ansiedade e que ela só deve ser feita mediante recomendação de um médico psiquiatra. 

"Quando percebemos que o paciente apresenta níveis elevados nos sintomas, nós o encaminhamos para um psiquiatra, que irá avaliar a necessidade do uso de medicamentos ou não. A automedicação pode apresentar riscos, como intoxicações ou até agravamento de outras condições médicas", finaliza Vinícius.

 

 

 

Tags

Autor