PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Veja IMPORTANTE COMUNICADO dos SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE SAÚDE sobre o PISO
Importante comunicado foi emitido sobre o piso salarial enfermagem
Na última sexta-feira (14), o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) manifestou e levou um novo alerta para o STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o piso salarial enfermagem.
A entidade se mostrou preocupada em relação aos gastos com o piso salarial enfermagem e com um possível aumento nos gastos públicos, causando demissões em massa no sistema público e privado de saúde.
O QUE DIZ O ÓRGÃO SOBRE OS GASTOS DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM?
De acordo com o CONASS, o piso salarial enfermagem se tornaria completamente insustentável para os estados e traria colapsos em áreas importantes da saúde.
Segundo levantamento feito pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), divulgado em setembro, o impacto da medida seria de R$10,5 bilhões ao ano.
Ainda de acordo com a CNM, para cumprir a medida, seria preciso demitir cerca de 143,3 mil profissionais ligados à área da enfermagem na Estratégia de Saúde da Família, deixando cerca de 35 milhões de brasileiros sem assistência médica.
COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM?
Atualmente, o piso salarial enfermagem se encontra suspenso por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), desde o dia 4 de setembro.
Por conta disso, o Senado Federal elaborou oito propostas que buscavam viabilizar o piso salarial enfermagem para a categoria.
Dois destes projetos, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 7/22 e o PLP 44/22, foram aprovados e já vão seguir os trâmites para votação na Câmara para viabilizar o piso salarial enfermagem.
REAÇÃO DA CATEGORIA À SUSPENSÃO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM
No mês de setembro, foi realizada uma paralisação nacional como forma de protesto à suspensão do piso salarial enfermagem, como uma forma de pressão da categoria.
Diversos representantes da categoria também foram à frente do Congresso Nacional protestar, além de se fazerem presentes em votação no Senado Federal pelo piso salarial enfermagem.
Inclusive, devido a alguns incidentes e pelo acaloramento do momento no Senado Federal, os representantes da categoria teriam sido ameaçados de prisão.
Veja todas as propostas para pagar o piso salarial da enfermagem:
QUANDO TERMINA A SUSPENSÃO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM?
A suspensão do piso salarial enfermagem, após decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, está prevista para terminar no dia 3 de novembro de 2022.