Piso Salarial Enfermagem

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: SAIBA o que MUDOU um mês após STF suspender lei do PISO DA ENFERMAGEM

Alguns avanços aconteceram para viabilizar o tão sonhado piso salarial da enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 14/10/2022 às 8:17 | Atualizado em 14/10/2022 às 10:14
Notícia
X

Após um mês da suspensão do piso salarial enfermagem, feita pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, decisão mantida pelos demais ministros, alguns passos foram dados para viabilizar a medida que pretende estabelecer um piso nacional para a categoria.

PROPOSTAS PARA FINANCIAR O PISO SALARIAL ENFERMAGEM

Foram elaboradas oito propostas para viabilizar o piso salarial enfermagem, após reunião ocorrida no Senado no dia 19 de setembro.

As medidas buscam encontrar diferentes fontes de custeio, sem trazer impactos negativos para as instituições públicas e privadas, e estão sendo discutidas no Congresso para irem a votação.

Algumas delas já foram aprovadas no Senado Federal como o caso do PLP 44/2022 e o PLP 07/2022 e já vão seguir para outras fases para serem efetivadas.

Outras, contudo, ainda vão precisar passar por votação no Senado Federal para que, dessa forma, sigam para a câmara para serem votadas e, depois, se aprovadas, implementadas.

PROTESTOS PELO PISO SALARIAL ENFERMAGEM

O descontentamento por conta da não aprovação do piso salarial enfermagem pela categoria foi geral, inclusive, com diversas manifestações espalhadas pelo Brasil.

Além disso, uma das mais emblemáticas aconteceu na frente do Congresso Nacional, onde diversas pessoas de entidades ligadas à enfermagem se reuniram para reivindicar o piso salarial enfermagem.

Por fim, recentemente, vários profissionais da categoria compareceram ao Senado Federal para cobrar a votação das medidas do piso salarial enfermagem e, segundo alguns deles, houve ameaça de prisão.

Assista no vídeo abaixo como foram as manifestações da categoria pelo piso

QUANDO TERMINA A SUSPENSÃO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM?

Com a suspensão da lei do piso salarial da enfermagem desde o dia 4 de setembro pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, o prazo de 60 dias para o retorno da lei do piso salarial enfermagem deve terminar no dia 3 de novembro de 2022.

Tags

Autor