NOVA ONDA COVID-19: quais os SINTOMAS? a VACINA ainda faz efeito? Veja diferenças da nova variante
Tire todas suas dúvidas sobre a nova onda da covid-19 e saiba as diferenças em comparação com as anteriores
Uma nova onda de covid-19 está se alastrando pelos Estados Unidos, China, diversos países da Europa e já começou a se apresentar no Brasil.
A diferença dessa nova fase da pandemia são as mutações do coronavírus que trazem outras subvariantes da ômicron, a BQ.1 e XBB.
LEIA TAMBÉM: NOVA ONDA COVID: de TOSSE a DIARREIA; entenda os sintomas e os cuidados necessários
Diante disso, o número de casos de covid-19 e a taxa de positividade dos testes vêm crescendo de forma alarmante para as autoridades sanitárias internacionais.
De acordo com os estudos iniciais dessa nova onda de covid-19, os especialistas acreditam que a transmissibilidade das subvariantes tende a ser maior, mesmo ainda sendo cedo para afirmar.
CASOS DE COVID CRESCEM: aumenta positividade para covid-19 e procura por exames
NOVA ONDA DE COVID-19 SINTOMAS :
No Brasil, os sintomas apresentados nessa nova onda de covid-19 são leves e similares aos de uma gripe ou resfriado comum.
São eles:
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Cansaço;
- Febre.
Em caso de suspeita de contração da covid-19, é importante aderir ao protocolo de uso de máscaras imediatamente e fazer um teste para confirmação da doença.
LEIA MAIS: NOVA ONDA COVID-19: uso de MÁSCARAS OBRIGATÓRIO voltou a valer em transportes no Brasil; saiba quais
O teste de covid-19 mais recomendado é o laboratorial, já que o resultado vai direto para o banco de dados do Ministério da Saúde e ajuda nas pesquisas de monitoramento.
No entanto, também existem autotestes de farmácia que oferecem um resultado mais urgente e são liberados para compra.
NOVA ONDA COVID: "Pico deve vir em 15 dias"
A IMUNIZAÇÃO AINDA ESTÁ ATIVA NA NOVA ONDA DA COVID?
As vacinas já aplicadas, como Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen, ainda protegem contra a nova variante da covid-19, mas o nível de eficácia não é o mesmo.
A proteção dos imunizantes diante da nova onda de covid-19 é menor e não é capaz de conter o risco de reinfecção na mesma proporção que as variantes anteriores, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
LEIA MAIS: É preciso tomar quantas DOSES DE REFORÇO para covid-19? O Brasil deve voltar a usar MÁSCARA?
De acordo com o cientista de sados e coordenador da Rede Análise da Covid-19 Isaac Schrarstzhaupt, em entrevista ao Portal UOL, há uma vacina mais eficaz para essa nova onda Covid-19.
“As vacinas bivalentes da Pfizer têm a BA.1, a BA.4 e a BA.5 como alvo. Por isso, elas poderiam, em tese, ajudar na prevenção contra a BQ.1, mas não temos nenhuma movimentação até o momento no Brasil para aplicação dessas vacinas”, afirmou.
COVID: Vacina Bivalente da Pfizer contra subvariantes
Dessa forma, a aplicação de doses de reforço da vacina da covid-19 se faz necessária, já que devem vir com novos compostos para conter as subvariantes da ômicron, a BQ.1 e XBB.
Referências:
Nova onda de covid-19: especialistas esclarecem dúvidas sobre a doença - Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Acessado em 10/11/2022
Nova onda de covid: Volto a usar máscara? Precisa de 5ª dose? Tire dúvidas - Portal VivaBEm Uol. Acessado em 10/11/2022