PANDEMIA

NOVA ONDA COVID: Opas alerta para "tripla ameaça" da covid-19, influenza e VSR com proximidade das férias

"Aumento de uma única infecção respiratória é motivo de preocupação. Quando duas ou três começam a afetar simultaneamente, isso deve nos colocar em alerta", diz diretora da Opas

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 17/11/2022 às 11:24 | Atualizado em 17/11/2022 às 11:25
RAWPIXEL/TEDDY
Diretora da Opas destacou que medidas para limitar a propagação da covid, como o uso da máscara, também se aplicam a outras doenças respiratórias - FOTO: RAWPIXEL/TEDDY
Leitura:

*Com informações da Opas 

Com o aumento das infecções pelo coronavírus na região, dos casos de influenza sazonal em ascensão e do aumento nos casos de vírus sincicial respiratório (VSR), a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa F. Etienne, pediu aos países que implementem as ferramentas comprovadas para manter as comunidades seguras, incluindo vacinas, vigilância, uso de máscara e distanciamento social, principalmente no período que antecede o período festivo.

"O aumento de uma única infecção respiratória é motivo de preocupação. Quando duas ou três começam a afetar uma população simultaneamente, isso deve nos colocar em alerta", disse Carissa durante coletiva de imprensa na quarta-feira (16).

Os casos de covid-19 aumentaram 17% na região na última semana, e as mortes aumentaram na América do Sul e América Central.

Uma redução nos testes pode estar escondendo o verdadeiro número de infecções.

"A situação pode mudar rapidamente", alertou Etienne. "Toda vez que nos tornamos complacentes com esse vírus, corremos o risco de ressurgir. Não podemos baixar a guarda."

Enquanto isso, os casos de influenza na América do Norte estão aumentando e um crescimento fora de época no Cone Sul também está sendo visto, particularmente na Argentina e no Uruguai, colocando uma pressão inesperada nos sistemas de saúde.

As infecções por VSR também aumentaram significativamente, sobrecarregando os sistemas de saúde no Canadá, México, Brasil, Uruguai e Estados Unidos, e com um impacto particular em crianças e bebês com menos de 1 ano de idade.

A diretora da Opas destacou que as estratégias utilizadas para limitar a propagação da covid-19, incluindo o uso de máscaras e o distanciamento social, também se aplicam a outras doenças respiratórias, incluindo o VSR, para o qual não existe vacina atualmente.

Os países também devem fortalecer a vigilância genômica de doenças e continuar incentivando a vacinação contra a covid-19 e a influenza.

Este ano, o Fundo Rotatório da Opas adquiriu 39,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, e 31 milhões de vacinas contra a influenza para os Estados Membros.

"Temos vacinas suficientes para nos manter seguros. Vamos usá-las", incentivou a diretora.

Ela também destacou que, à medida que se aproxima a temporada de férias e a retomada de viagens para visitar familiares e amigos, as pessoas devem permanecer vigilantes sobre todas essas ameaças à saúde e aprender com as lições da covid-19. "Temos as ferramentas à nossa disposição para limitar o impacto de doenças respiratórias graves e devemos continuar respondendo a estas crises como região. Não podemos ignorar essas lições", acrescentou. 

Comentários

Últimas notícias