PISO SALARIAL ENFERMAGEM: veja 5 principais PROPOSTAS para garantir o piso e a SITUAÇÃO delas no Congresso
Fórum Nacional da Enfermagem especifica quais são as propostas mais sólidas para pagar o piso salarial da enfermagem e busca pressionar presidentes das Casas legislativas
O processo do piso salarial da enfermagem está há meses em desenvolvimento no Congresso Nacional e, no momento, se encontra com propostas e projetos em tramitação para possível aprovação.
A lei piso salarial da enfermagem está suspensa no STF desde 4 de setembro, sem previsão definitiva para passar a valer na folha de pagamento da categoria.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem
Os profissionais de saúde beneficiados pelo reajuste do piso salarial da enfermagem são enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras.
PRÓXIMOS PASSOS DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
O Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) disponibilizou um calendário de mobilizações que serão realizadas pelas entidades de saúde a favor do piso salarial da enfermagem até o fim de 2022.
Além disso, garantiu que essa semana terá foco na pressão feita para a aprovação das fontes de custeio no Congresso e no Senado, de forma que viabilize o pagamento do reajuste monetário.
Diante disso, foi solicitado o envio de mensagens de cobrança para os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, respectivamente.
Na próxima sexta-feira (25), o Fórum também pretende se reunir com a equipe de transição do governo Lula para buscar o apoio da nova gestão na implantação plena do piso salarial da enfermagem.
Por fim, o FNE relembrou as principais propostas em processo de avaliação pelos parlamentares, que podem vir a garantir soluções orçamentárias para o piso salarial da enfermagem no Brasil.
PRINCIPAIS PROJETOS A FAVOR DO REAJUSTE SALARIAL:
1. PLP 44/2022
O Projeto de Lei Complementar nº 44 de 2022 concede prazos para que Estados, municípios e Distrito Federal realoquem os recursos destinados à Covid-19 para outras áreas da saúde.
Esse novo direcionamento incluiria o piso salarial da enfermagem na folha de pagamento dos profissionais mencionados.
LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: veja NOVIDADES da quarta semana de novembro
Situação do PLP: Na Câmara, aguardando apreciação em Plenário.
2. PEC 27/2022
A ideia da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 27 de 2022 é que o piso salarial da enfermagem seja custeado através de um fundo nos moldes do Fundeb.
Dessa forma, seria utilizado o superávit dos fundos públicos federais do poder executivo, assim como no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Situação da PEC: Na Câmara, aguardando despacho do Presidente da Casa, Arthur Lira.
3. PEC 22/2022
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 22 de 2022 prevê a realocação de recursos sinalizados como Ementa de Relator.
Ou seja, seriam utilizadas verbas do orçamento secreto para custear do piso salarial da enfermagem a partir de 2023.
LEIA MAIS: Deputado GARANTE PAGAMENTO DO PISO salarial da enfermagem em 2022; saiba como
Situação da PEC: No Senado, aguardando despacho do Presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.
4. PL 1272/2022
O Projeto de Lei nº 1272 de 2022 inclui o setor privado da saúde na desoneração da folha de pagamentos, como alternativa para pagar o piso salarial da enfermagem fora da esfera pública.
Sendo assim, as operadoras passariam a pagar alíquotas de 1 a 4,5% sobre a receita bruta, e não os 20% atualmente praticados.
Situação do PL: Na Câmara, aguardando a apreciação em Plenário.
Como as instituições privadas iriam pagar o piso salarial da enfermagem antes da suspensão?
5. PL 2596/2022
Já o Projeto de Lei nº 2596 de 2022 busca reduzir a alíquota da contribuição social patronal sobre a folha salarial do setor da saúde.
Isto é, pela proposta, a alíquota será reduzida de 20% para 1%, a fim de contribuir com mais recursos para o piso salarial da enfermagem.
LEIA MAIS: Deputado critica BOLSONARO por não cumprir promessas de campanha para o piso salarial da enfermagem
Situação do PL: No Senado, aguardando apreciação em Plenário.
Confira mais propostas para pagar o piso salarial enfermagem: