DESAFIOS NA SAÚDE

SECRETÁRIOS RAQUEL LYRA: no comando da Saúde em Pernambuco, ZILDA CAVALCANTI reforça que manterá VACINAÇÃO como prioridade

A expectativa é que Zilda Cavalcanti aproveite a trajetória que já percorreu na Saúde para lidar com desafios do setor em Pernambuco

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 02/01/2023 às 16:46 | Atualizado em 02/01/2023 às 17:26
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Zilda Cavalcanti, com passagem pelo Imip e outras instituições, é a nova secretária de Saúde de Pernambuco - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Entre as 13 pastas chefiadas por mulheres no governo de Raquel Lyra, está a da Saúde, que passa a comandada pela médica geriatra e paliativista Zilda Cavalcanti.

A nova governadora empossou, nesta segunda-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas, o novo secretariado do governo de Pernambuco.

Logo após a posse, Zilda conversou com a imprensa e destacou que a sua gestão será pautada pelos caminhos a favor da "qualidade de vida das pessoas, na forma mais ampla que isso se possa traduzir" e que, para isso, será preciso um trabalho intenso via Sistema Único de Saúde (SUS), que é estruturado nas três esferas: municipal, estadual e federal.

"Já foi dito largamente que os palanques foram desconstruídos. Então, acredito que, a partir de agora, precisamos fazer valer isso e trabalhar todos juntos. A missão, o objetivo e o sonho são altos, e a gente não faz nada sozinho", ressaltou Zilda Cavalcanti.

Dessa forma, a nova secretária de Saúde do governo Raquel Lyra sublinha que todas as autoridades precisam estar unidas para melhorar a vida da população.

"Esse é o objetivo maior de todos nós. É necessário fazermos pactuações. Tem a parte da assistência à saúde, que é da esfera municipal, e a estadual vai estar presente. Sobre o governo federal, como Raquel já disse, acreditamos que vai apoiar o Estado de Pernambuco. O momento é de unir forças."

Questionada sobre as estratégias para vacinação, especialmente num momento em que são constatadas as quedas de coberturas, Zilda não comentou sobre possíveis medidas que possam ser planejadas para aumentar a adesão à imunização. No entanto, a secretária assegurou que a vacinação continuará a ser prioridade em Pernambuco.

Reportagem publicada no último dia 27 de dezembro, pela coluna Saúde e Bem-Estar, deste JC, mostrou que, de 15 vacinas do calendário básico infantil em 2022, apenas a BCG, que previne de formas graves de tuberculose, chegou à meta de vacinar 90% dos bebês menores de um ano em Pernambuco. 

As coberturas vacinais, no Estado, para as principais estratégias do calendário básico de vacinação não ultrapassaram o percentual de 80%. Essa não é uma realidade isolada de Pernambuco. É o que ocorre em praticamente todo o Brasil, como reflexo de motivos diversos.

Entre as razões da queda das coberturas vacinais, está a percepção enganosa de parte da população de que não a imunização não se faz mais necessária porque as doenças desapareceram. Além disso, existe a falta de campanhas de incentivo.

A meta anual é vacinar 90% dos bebês menores de um ano com a BCG. Para a febre amarela, a meta é 100%. Já para os demais imunizantes do calendário básico, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é 95%.

"Acabei de tomar posse. Não entrei ainda na secretaria. A partir de agora, estamos montando um time, uma equipe de trabalho que vai atuar unida diante das várias prioridades e, sem dúvidas, a vacinação está entre elas", disse Zilda.

A nova secretária salientou ainda que vai analisar como está a cobertura vacinal e "ver quais são ações" capaz de aumentar as coberturas. "Mas preciso chegar na secretaria. Neste momento, temos que montar primeiramente o time e, daqui a alguns dias, teremos mais algumas respostas para dar", finalizou Zilda Cavalcanti.

QUEM É ZILDA CAVALCANTI, NOVA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO?

A nova secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, é médica geriatra e paliativista. Ela já foi diretora do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, na Bahia, e coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE).

"É de extrema importância, para os gestores de saúde pública, ter uma secretária Estadual de Saúde comprometida com o SUS (Sistema Único de Saúde) como Zilda. É um orgulho saber que o trabalho desenvolvido por uma das nossas profissionais recebe este reconhecimento", comentou a superintendente-geral Imip, Tereza Campos.

"Acredito que as práticas adotadas pela nossa instituição, em prol de uma assistência cada vez mais humanizada e qualificada para a população, servirão também como suporte para o trabalho que Zilda Cavalcanti realizará à frente da SES", complementou Tereza.

O presidente do Cremepe, Maurício de Matos, fala sobre o novo desafio de Zilda. "É uma médica de reputação ilibada, humanista, ética, com grande visão social, conhecedora dos problemas e desafios da Saúde no Estado de Pernambuco. É um grande nome para estar à frente da Secretaria de Saúde", frisou Maurício. 

DISCURO RAQUEL LYRA DURANTE POSSE COMO GOVERNADORA DE PERNAMBUCO 

Comentários

Últimas notícias