Poucos minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o uso emergencial da CoronaVac (desenvolvida pelo Instituto Butantan), no dia 17 de fevereiro de 2021, a enfermeira paulista Mônica Calazans se tornava a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 no Brasil.
Passados dois anos desde que a vacinação contra o coronavírus começou no País, mais de 500.000.000 de doses foram aplicadas em território brasileiro. O total inclui as primeiras e segundas doses, as vacinas de dose única e os reforços.
VACINA COVID ANUAL
Neste atual momento epidemiológico, o Ministério da Saúde planeja a imunização contra a covid-19 dentro do calendário nacional de vacinação.
"A vacina covid vai estar no calendário regular do Programa Nacional de Imunizações, mas nós temos a grande tarefa de recuperar as altas coberturas vacinais no Brasil. Por isso, o foco em vacinas da infância é muito importante. Então, também estamos falando da recuperação das altas coberturas vacinais", disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em coletiva de imprensa no último dia 10.
VACINA COVID CRIANÇA
Ainda no quesito imunização contra covid-19, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, anunciou que o Ministério da Saúde está em tratativas com a Pfizer para sanar o desabastecimento de vacinas pediátricas contra a covid-19, para a faixa etária de 6 meses a menores de 12 anos.
A prioridade do Ministério da Saúde é normalizar o fluxo de distribuição e aumentar as coberturas vacinais para garantir a proteção da população.
"Recebemos o Ministério com desabastecimento de vacinas infantis. Entramos em contato com a Pfizer e vamos resolver o problema da entrega até o fim de janeiro", explicou a secretária.
COVID BAIXAS COBERTURAS
Ela ressaltou que chega para assumir a Vigilância em Saúde numa fase de cobertura contra covid, no Brasil, "bastante preocupante".
A cobertura de duas doses contra covid está em 85%. E cobertura com as duas doses somadas com a dose de reforço (ou seja, três doses) está atualmente em 50%.
Para Ethel, são preocupantes essas taxas no atual cenário de surgimento de uma nova variante com alta transmissibilidade.
Além da análise de inclusão da vacina covid-19 no Programa Nacional de Imunizações (PNI), a secretária também comunicou a retomada de tratativas para adquirir imunizantes do Instituto Butantan, que também são importantes para ampliar a vacinação do público infantil.
COVID-19: PERNAMBUCO COMPLETA DOIS ANOS DO INÍCIO DA VACINAÇÃO
Já o Estado de Pernambuco completa, nesta quarta-feira (18), dois anos do início da campanha de vacinação contra a covid-19.
A primeira pernambucana imunizada contra a infecção no Estado foi a técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos.
Em Pernambuco, ao longo de dois anos de vacinação contra covid-19, foram aplicadas 22.461.092 doses, considerando as somas das primeiras com as segundas doses, as vacinas de dose única e os reforços.
No Estado, a cobertura de duas doses contra covid está em 84,6%. E cobertura com as duas doses somadas com a dose de reforço (ou seja, três doses) está atualmente em 57,8%. A taxa cai ainda mais quando se considera o total da quarta dose (ou segundo reforço): 45,7%.
Comentários