SAÚDE

VOLTA ÀS AULAS 2023: MOCHILA ESCOLAR pode causar deformidades na coluna se usada com excesso de peso nas costas

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia alerta sobre o peso e o uso ideal da mochila escolar

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 17/01/2023 às 18:22 | Atualizado em 17/01/2023 às 18:27
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
A má postura e o uso inadequado da mochila escolar podem gerar dor ou incômodo - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Para as crianças, o início do ano traz sempre um sentimento de ansiedade com a proximidade da volta às aulas.

Os alunos ficam querendo saber quem são os novos professores, quais serão os desafios e como será o reencontro com os colegas.

Neste momento em que muitas famílias se organizam para a volta às aulas, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) demonstra preocupação com o uso das mochilas escolares, já que comumente as deformidades da coluna podem ser ocasionadas por excesso de peso nas costas.

"A má postura e o uso inadequado da mochila escolar podem gerar dor ou incômodo. Então, é fundamental a avaliação de um ortopedista", ressalta o presidente da SBOT, João Antônio Matheus Guimarães.

Entre as crianças, os sintomas e as queixas mais comuns e normalmente ocasionados pelo uso inadequado das mochilas são a dor e o desconforto na região lombar e dorsal.

De acordo com o presidente do Comitê de Ortopedia Pediátrica da SBOT, Francisco Carlos Salles Nogueira, os espasmos musculares e os desvios na coluna causados pelo mau uso das mochilas podem evoluir para um desvio postural permanente.

"Porém, por estarem em fase de desenvolvimento corporal, a resposta das crianças ao tratamento é mais rápida e, seguindo as recomendações médicas a tempo, o problema tende a se resolver com maior facilidade", afirma.

Dessa maneira, a SBOT chama a atenção de pais e professores para que fiquem atentos ao uso correto das mochilas, com o objetivo de prevenir possíveis desequilíbrios da musculatura e lesões na coluna.

MOCHILA ESCOLAR COMO ESCOLHER

É importante levar em consideração a idade e a altura da criança.

O tamanho da mochila não pode ultrapassar a extensão da coluna toracolombar (região que liga a coluna torácica à lombar).

Ou seja, a mochila precisa estar na altura dos ombros até no máximo cinco centímetros acima da linha da cintura.

A parte traseira da mochila deve respeitar a largura das costas da criança e ser acolchoada, assim como as alças, que precisam ser reguláveis.

Tiras abdominais das mochilas garantem uma melhor fixação e podem ser uma boa opção.

VOLTA ÀS AULAS: CUIDADO COM A MOCHILA ESCOLAR 

COMO ARRUMAR A MOCHILA PARA IR À ESCOLA?

Apenas ter uma mochila adequada não é suficiente.

"É necessário estar atento à colocação correta dos objetos dentro da mochila", orienta Francisco Nogueira. 

O QUE SEMPRE LEVAR NA MOCHILA ESCOLAR?

"Deve-se, preferencialmente, colocar o material mais pesado na parte posterior da mochila, em contato com as costas, dando preferência ao uso de cadernos mais finos e individualizados", recomenda Francisco Nogueira. 

Ele explica que se deve evitar, sempre que possível, carregar material desnecessário e respeitar obrigatoriamente o máximo de 10% do peso corporal da criança.

Além disso, ambas as alças devem sempre ser utilizadas e reguladas para que a mochila esteja rente ao corpo, facilitando a postura.

Para crianças menores ou que necessitam transportar muito material, vale considerar o uso de mochilas com rodinhas, cujo puxador tem que ser regulado para ficar ao nível da pelve.

Os pais devem incentivar os filhos a falar sobre suas dores ou desconfortos e, se necessário, negociar com a escola a disponibilização de espaços para armazenar materiais que não serão utilizados ao longo do dia.

Comentários

Últimas notícias