A cantora e compositora Rita de Cássia morreu na terça-feira (3), após ficar internada em um hospital privado na cidade de Fortaleza, no Ceará.
A artista é famosa por ser autora de vários sucessos do forró, como "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de Um Vaqueiro".
De acordo com apuração do jornal Diário do Nordeste, Rita de Cássia enfrentava uma doença chamada fibrose pulmonar.
A cantora Rita de Cássia faleceu devido a complicações de fibrose pulmonar, doença que acontece quando o pulmão fica mais endurecido e expõe cicatrizes.
Por ser um órgão flexível, o endurecimento do pulmão se trata de um problema grave, já que ele precisa se expandir e encolher para realizar o trabalho de respiração e inspiração.
A fibrose pulmonar, doença que matou Rita de Cássia, pode se desenvolver por conta da aspiração de impurezas que fazem mal para o organismo, como mofo, poeira, feno e madeira velha.
Essas impurezas não são filtradas pelo sistema respiratório e podem fazer com que haja o desenvolvimento de cenários que resultem na fibrose pulmonar.
Além disso, a doença de Rita de Cássia também pode surgir devido a complicações de outras enfermidades, como lúpus e a artrite reumatoide.
A fibrose pulmonar se trata de uma condição grave e precisa ser tratada da maneira mais precoce possível, assim que os primeiros sinais forem detectados.
Confira abaixo os principais sintomas de fibrose pulmonar, doença que matou Rita de Cássia:
Rede São Luiz - https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/fibrose-pulmonar. Acessado em 04/01/2023
Sociedade Brasileira de Pneumologia - https://sbpt.org.br/portal/publico-geral/doencas/fibrose-pulmonar-idiopatica/. Acessado em 04/01/2023